10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Portos do Paraná abre inscrições para maior evento sobre inovação portuária do País

    Publicado em

    A 5ª edição do Inova Portos, considerado o maior evento sobre inovação portuária do Brasil, está com as inscrições abertas. A edição de 2024 será promovida pela Portos do Paraná, e acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

    O evento é focado na cultura de inovação do setor marítimo e portuário, e reunirá representantes dos portos públicos e privados, investidores e empresários interessados em novas tecnologias e soluções inovadoras, profissionais do cenário de inovação e startups de soluções portuárias. A inscrição é gratuita e pode ser feita AQUI.

    O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, fará a abertura do evento, juntamente com outras autoridades do setor. Ele é diretor da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e presidente da Seção Nacional PIANC.

    “É uma honra promover e realizar a abertura de um fórum tão importante para o setor ao lado de grandes personalidades do setor portuário. O Inova Portos sempre reúne os principais nomes da logística portuária nacional, e para quem atua na área vale muito a pena participar”, disse.

    Leia Também:  Com intensificação das ações em saúde, Paraná reforça cuidado à população idosa

    Um dos destaques do evento será a palestra magna de abertura com a advogada internacionalista Priscila Caneparo, um dos principais nomes da atualidade para a Diplomacia e Direito Internacional e Inovação.

    Outro destaque será o painel “Tendências Globais de Inovação no Setor Portuário”, que contará com a participação do diretor da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes, e da coordenadora de PD&I do Porto do Açu, Juliane Carneiro, dentre outros nomes, para abordar novas soluções que possam agregar ao setor portuário nacional.

    O evento contará com outros três painéis voltados para a abordagem de inovações para otimização logística, portuária e relação porto-cidade, além das possíveis inovações ambientais para a transição energética e operações mais sustentáveis.

    O Inova Portos também oferecerá um espaço para networking e apresentações de startups, além dos pitches entre os painéis para mostrar de ações inovadoras que possam servir como benchmarking.

    A Portos do Paraná é uma empresa pública que tem trabalhado no fomento à inovação e em soluções de transformação digital no ambiente portuário. A empresa criou, em 2023, um comitê específico para tratar esta temática dentro da organização. O Comitê de Inovação (Cinov) reúne uma equipe multissetorial para buscar novas tendências e soluções de inovação que possam otimizar as atividades desenvolvidas, além fomentar ideias e apoiar iniciativas promissoras dentro da empresa, para o desenvolvimento de uma cultura organizacional cada vez mais inovadora.

    Leia Também:  Ponta Grossa terá exposição com 40 aeronaves de vários modelos e saltos de paraquedas

    A gerente de Planejamento Estratégico, Bruna Nicolau, é quem coordena o Cinov e está à frente dos principais projetos de inovação da empresa pública. “A Portos do Paraná está sempre na vanguarda de muitos assuntos e projetos, e essa busca constante para otimizar processos e tornar as operações mais eficientes não poderia ser realizada sem atribuir novos métodos e soluções, e, assim, a inovação vem sendo cada vez mais incorporada na administração”, afirmou Bruna.

    “É possível perceber que o setor portuário vem se movimentando nesse sentido, compartilhando experiências por meio dos eventos, como o Inova Portos, e entendendo a importância de continuar investindo em soluções inovadoras que possam agregar e evoluir o setor portuário nacional”, destacou.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

    Published

    on

    By

    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

    Leia Também:  Programa PCPR na Comunidade atende 1,3 mil pessoas em Morretes

    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

    Leia Também:  Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade ao mar no Litoral paranaense

    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA