NOVA AURORA

PARANÁ

Portal Saúde do Viajante traz informações essenciais a quem se desloca no País e no Exterior

Publicado em

Orientações sobre saúde e segurança em deslocamentos nacionais e internacionais, informações atualizadas sobre prevenção de doenças, cuidados com alimentação, ecoturismo seguro e até mesmo práticas de sexo seguro. Todo esse conteúdo está reunido o Portal Saúde do Viajante. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em parceria com a Celepar, trata-se de uma ferramenta essencial para quem se desloca a qualquer ponto do país ou do Exterior para passeios, negócios ou estudos. 

Ele foi criado para responder à crescente demanda por informações sobre saúde pública específicas para quem está em trânsito. Formulado dentro do Programa Estadual de Saúde do Viajante, o portal também é utilizado durante as ações do Verão Maior Paraná, tanto para turistas quanto para paranaenses que se vão para o Litoral.

A coordenadora da Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/PR) da Sesa, Tatiane Dombroski reforça que o objetivo é ampliar o alcance do portal e incentivar que cada vez mais viajantes utilizem a plataforma. “Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas utilizem o portal como referência, prevenindo problemas de saúde durante suas viagens”, destaca Tatiane. “As informações são claras e acessíveis, sem termos técnicos, para facilitar a compreensão de todos”, explica.

Leia Também:  Secretaria da Saúde alerta para sintomas da dengue e importância do tratamento adequado

VACINAÇÃO – No portal, os usuários podem consultar orientações sobre doenças infectocontagiosas presentes nos países de destino, obter informações sobre o Certificado Internacional de Vacinação e acessar detalhes sobre seguros de saúde para viagens. Além disso, há materiais de prevenção em áreas como ecoturismo, segurança alimentar e outros temas relacionados.

A equipe responsável mantém as informações em constante atualização, com base em dados coletados e analisados diariamente pelo CIEVS/PR, que monitora rumores epidemiológicos e valida as informações em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do conteúdo digital, os usuários podem tirar dúvidas diretamente com especialistas por meio do telefone 0800 643 8484, o que amplia o suporte oferecido pelo programa. Desenvolvido com uma interface intuitiva pela Celepar, o site foi projetado para facilitar a navegação e o acesso rápido às informações, tornando-o um recurso indispensável para que as pessoas viajem com segurança e tranquilidade.

Leia Também:  Turismo do Paraná conquista prêmio de excelência em sustentabilidade na ABAV Expo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Deputados estaduais visitam o Porto de Paranaguá e homenageiam portuários

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA