NOVA AURORA

PARANÁ

Portal de dados abertos auxilia sociedade a consultar informações sobre o Estado

Publicado em

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (17) mais uma ferramenta de acesso da população a informações econômicas e sociais sobre o Paraná. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Celepar colocaram no ar o Portal de Dados Abertos do Paraná, que agrupa informações já disponibilizadas em outros sites, principalmente o do Ipardes.

O portal tem mais de 15 milhões de dados públicos do Ipardes, incluindo informações das áreas física, econômica, social, financeira e político-administrativa, além de dados dos 399 municípios paranaenses. Ele tem como base o BDEweb, sistema gerido pelo Instituto. A plataforma será alimentada ao longo dos próximos anos com as informações relevantes do Paraná, consolidando-se como uma ferramenta para a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas.

O termo dados abertos públicos refere-se a informações e conjuntos de dados disponíveis para acesso, uso e redistribuição livremente, sem restrições de direitos autorais, patentes ou outros mecanismos de controle. Esses dados são geralmente disponibilizados por governos, organizações sem fins lucrativos e empresas com o objetivo de promover a transparência, a participação cívica e o desenvolvimento econômico.

Leia Também:  80 anos da Secretaria da Agricultura do Paraná: mostra traz a evolução e a força do agro

Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, a nova oferta de dados consolidados auxilia agentes públicos e privados na tomada de decisões importantes à sociedade. “Disponibilizar dados estruturados em um portal possibilita o acompanhamento de indicadores importantes para o desenvolvimento de políticas públicas, assim como subsidiam agentes privados nas decisões sobre investimentos locais”, afirma.

“Isso contribui para que o Estado do Paraná mantenha sua vocação estratégica de planejamento e estruturação de políticas públicas voltadas ao bem dos paranaenses e ao bom ambiente de negócios, destacando-se no cenário nacional”, complementa.

A parceria entre Ipardes e Celepar reforça o compromisso com a transparência. “A assinatura deste termo demonstra nosso compromisso em fornecer informações relevantes e acessíveis para a sociedade. Estamos alinhando o Paraná às melhores práticas de transparência do País e o novo portal é um passo importante nessa direção”, afirma Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Esses dados poderão ajudar inúmeras empresas, inclusive startups, na prospecção de novas soluções em serviços públicos”.

Leia Também:  Mais um frigorífico do Paraná é habilitado para exportar frango halal para a Malásia

RANKING DE COMPETITIVIDADE – O Portal de Dados Abertos do Paraná pode refletir na evolução do Estado em índices nacionais importantes, como o Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de TIC, que compõe o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Mutirões na Grande Curitiba encaminharam 3,5 mil pessoas a entrevistas de emprego

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Penitenciária de Foz do Iguaçu desenvolve projetos de ressocialização com parcerias

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA