NOVA AURORA

PARANÁ

População pode acompanhar reuniões de Comitês de Bacias Hidrográficas na terça-feira

Publicado em

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado se reúnem na próxima terça-feira (11) para deliberar assuntos relativos à gestão da água no Paraná. Às 9 horas, o CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 volta a se encontrar para a 2ª reunião extraordinária do ano. Já às 14 horas ocorre a 4ª reunião extraordinária do CBH Rio Piquiri e do Paraná 2. Os debates se darão por meio de videoconferência e podem ser acompanhados pela população por meio da página dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube.

As audiências estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes usuários da água, da sociedade civil e do poder público.

Na pauta do Baixo Iguaçu e Paraná 1 estão a posse de novos representantes; aprovação da minuta da ata da 12ª Reunião Ordinária; apresentação e votação da identidade visual do comitê; além da Seleção dos representantes para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), entre os dias 21 e 25 de agosto, em Natal (RN).

Leia Também:  Polícia Civil auxilia população de Guaratuba com mutirão de serviços neste final de semana

Ela pode ser acompanhada pelo link https://www.youtube.com/live/AHloXbKIuSM?feature=share. O colegiado do Rio Piquiri e Paraná 2, por sua vez, vai deliberar e votar a nova logo do comitê, com transmissão pelo link https://youtube.com/live/LbDc_MB6zlo?feature=share.

O escopo de atuação do CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios. É composto por representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários de água, com o propósito de promover a gestão das políticas públicas relacionadas ao uso correto dos recursos hídricos.

O Comitê dos Rios Piquiri e Paraná 2 representa a Região Oeste do Paraná. A Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri é a terceira maior em área física do Estado. Apresenta uma área total de 24.731 km². O Rio Piquiri atravessa toda extensão da bacia, desaguando no Rio Paraná. A Bacia Hidrográfica do Paraná II possui a área de 2.825 km².

Leia Também:  Boletim confirma 3.911 novos casos e mais três óbitos pela dengue no Paraná

COMITÊS – Os comitês são órgão colegiados instituídos pelo Decreto Estadual nº 8.859, de 4 de setembro de 2013. Eles possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas e são vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).

O Paraná possui 11 Comitês de Bacias Hidrográficas. A finalidade é contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação e garantir o controle social da Gestão dos Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9130/2010.

A transmissão online das reuniões dá oportunidade ao envolvimento e compreensão da sociedade civil acerca das decisões sobre os usos da água nas bacias hidrográficas do nosso Paraná, o que garante tanto quantidade como qualidade hídrica para a população.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Boletim confirma 3.911 novos casos e mais três óbitos pela dengue no Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com aporte de R$ 10,2 milhões, governo aprova 100 projetos para programa de extensão

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA