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Ponta Grossa recebe 1º encontro macrorregional de capacitação sobre políticas para mulheres

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A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) promove uma nova ação estratégica para qualificar ainda mais a política para mulheres no Estado: as Capacitações Macrorregionais. Com início nesta terça-feira (15) em Ponta Grossa, serão realizados, ao todo, oito encontros descentralizados nos próximos meses, reunindo gestoras municipais e conselheiras dos direitos das mulheres de todo o Estado.

Os eventos acontecerão também em Campo Mourão, Pato Branco, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

Com um investimento histórico de mais de R$ 26 milhões, repassados diretamente a 178 municípios por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM), o Paraná se tornou referência nacional no fortalecimento das políticas de equidade de gênero.

As Capacitações Macrorregionais são mais um passo importante para garantir que esses recursos se transformem em ações concretas e transformadoras na vida das mulheres. O objetivo da Semipi é apoiar a gestão local no planejamento, execução e prestação de contas dos recursos, além de fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.

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“Essa é uma oportunidade de estarmos ainda mais próximas, ouvindo as demandas dos municípios, sanando dúvidas e construindo juntas caminhos para que a política pública chegue a quem mais precisa. Contamos com o engajamento dos interessados e interessadas para transformar esse investimento em mais autonomia, proteção e dignidade para as mulheres paranaenses, fazendo a diferença nos municípios”, convida a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

PÚBLICO-ALVO – Cada encontro macrorregional oferece quatro vagas por município, sendo duas para profissionais da política da mulher e duas para conselheiras municipais dos direitos da mulher (um representante governamental e um não governamental).

A Semipi reitera a importância desta capacitação para otimizar a utilização dos recursos repassados pela secretaria, além de proporcionar espaço de diálogo e esclarecimentos de dúvidas das profissionais e conselheiras que estão envolvidas diretamente na promoção desta política de garantia de direitos que afeta o maior número de habitantes do Estado.

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Para mais informações, o contato é a Assessoria de Apoio à Gestão Municipal pelo e-mail gestao.dppm@semipi.pr.gov.br ou (41) 98779 0057.

Confira as datas e cidades em que serão realizadas as Capacitações Macrorregionais no Paraná:

Ponta Grossa: 15 e 16 de abril

Campo Mourão: 13 e 14 de maio

Pato Branco: 15 e 16 de maio

Curitiba: 19 e 20 de maio

Guarapuava: 22 e 23 de maio

Londrina: 27 e 28 de maio

Maringá: 29 e 30 de maio

Foz do Iguaçu: 12 e 13 de junho

Fonte: Governo PR

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Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

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O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

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CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

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“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

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