NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal leva alunos de enfermagem para atender apenados, em Piraquara

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Colégio Estadual Campos Sales, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, promoveu nesta semana ações voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, também na RMC. As atividades são alinhadas com a campanha Novembro Azul, sobre cuidados com a saúde do homem.

A parceria entre a PPPR e o Campos Sales possibilita um campo de estágio para 25 alunos do primeiro período do curso técnico em enfermagem. A iniciativa atende a disciplina de Introdução à Assistência em Enfermagem. Entre as atividades estiveram triagem e medidas preventivas e orientações referentes à saúde do homem, destinadas a todos os custodiados da unidade penal. 

O professor e enfermeiro Francisco Luiz Slomp disse que foi possível identificar casos de hipertensão e diabetes durante os atendimentos realizados na PCE-UP, o que demanda uma atenção especial a estes indivíduos. “Os alunos comunicam os primeiros ou principais agravos da saúde identificados nos custodiados através da entrevista e da aferição de sinais vitais. Pudemos identificar alguns casos destas doenças e realizar encaminhamento das pessoas para testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis”, informou.

Leia Também:  Modelo de gestão da Floresta Metropolitana será apresentado em evento no Canadá

Todos os testes foram realizados dentro da unidade, sem necessidade de levar os apenados a uma unidade de saúde. Segundo Slomp, nenhum dos testes rápidos realizados nestes dois dias de evento diagnosticou doenças sexualmente transmissíveis ou hepatite.

“As ações promovidas neste evento, além de conscientizar quanto à importância e a necessidade dos cuidados com a saúde dos homens, também vêm ao encontro aos valores da Unidade de Progressão, com execução de pena humanizada, oportunizando às pessoas privadas de liberdade o efetivo acesso a medidas ressocializadoras e restaurativas”, destacou o diretor da PCE-UP, Marcelo Adriano da Cunha.

Para a agente de execução e técnica de enfermagem da PCE-UP, Andreza Keini Fonseca da Silva Camargo, ações como esta são necessárias para identificar necessidades individuais e coletivas dos custodiados. “A proposta do setor de saúde com o evento Novembro Azul buscou conhecer e acompanhar a saúde integral e propor um atendimento humanizado e individual”, disse. Segundo ela, a meta é alcançar a totalidade de PPLs para conhecer a demanda coletiva da unidade e realizar ações preventivas e corretivas.

Leia Também:  Espaço Energia da Copel celebra Mês das Crianças com peça teatral

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Modelo de gestão da Floresta Metropolitana será apresentado em evento no Canadá

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Ratinho Junior participa da inauguração de nova unidade da Votorantim, em Itaperuçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA