NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal e Senai promovem curso de mecânica automotiva para apenados em Guarapuava

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio de sua regional administrativa e do Complexo Social de Guarapuava, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) para ofertar um Curso de Mecânica Automotiva a pessoas privadas de liberdade (PPL) que estão sob monitoramento eletrônico e também para egressos do sistema penal.

Duas turmas, cada uma composta por 15 alunos, já participam deste curso que abrange um período de 20 dias repletos de treinamento intensivo. As atividades iniciaram dia 30 de agosto e seguem até 28 de setembro.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, esta união de esforços é muito importante para o processo de ressocialização. “É uma iniciativa que permite ao indivíduo que hoje cumpre pena possa, no futuro, retornar ao meio social como um fator positivo, de contribuição”, afirma. “Este curso tem contribuído efetivamente com a profissionalização dos nossos internos para que eles retornem para a sociedade capacitados para um emprego e, assim, poderem sustentar suas famílias”.

Leia Também:  Mutirão de empregos em Curitiba oferta 1.500 vagas em 50 empresas nesta terça-feira

Com a colaboração, o Senai disponibiliza sua unidade móvel e os profissionais. “Esta parceria é muito importante para o desenvolvimento profissional das PPLs ou mesmo as pessoas egressas do sistema, pois a capacitação feita pelo Senai abre oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, auxiliando também na diminuição da reincidência ao sistema penal e efetiva reinclusão social após o cumprimento da pena”, destaca o coordenador de Educação do Sesi e Senai em Guarapuava, Marcos Maria.

A coordenadora do Complexo Social de Guarapuava, Andrea Cristiane da Silva, afirma que a estrutura assume papel fundamental no suporte às PPLs e avança mais um passo em direção a sua missão, que é proporcionar e executar estratégias que promovam a reintegração social através do trabalho. “Estamos felizes com essa conquista. Este curso não tem custo e está sendo aplicado de maneira presencial, pela qual os alunos assistem aos conteúdos propostos, fazem a leitura de apostilas, debatem sobre os temas apresentados, esclarecem eventuais dúvidas e realizam aulas práticas”, explica.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  PCPR prende homem por violência doméstica e tentativa de homicídio em Ponta Grossa

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governador entrega R$ 52 milhões em veículos e equipamentos à Defesa Civil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA