10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Polícia Civil confecciona 411 carteiras de identidade no PCPR na Comunidade em Colombo

    Publicado em

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações à população de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu no sábado (6) e domingo (7) na Escola Municipal Antônio Costa. No evento foram atendidas, aproximadamente, 850 pessoas e confeccionadas 411 carteiras de identidade.

    Os policiais civis também repassaram orientações sobre como fazer denúncias, prevenção e quais medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

    A disponibilização das atividades visa ajudar a população com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. 

    De acordo com a diretora da escola onde o evento foi realizado, Gesiele Toledo, a ação no local foi muito importante para a comunidade, visto que muitos moradores não possuem condições para solicitar e confeccionar o RG. “Foi um prazer receber o evento em nossa escola com diversos serviços da Polícia Civil. É uma grande oportunidade, principalmente para população que precisa fazer a primeira e segunda via da identidade”, afirma a diretora.

    Leia Também:  Maior Corpus Christi da história de Curitiba recebe reconhecimento do Vaticano; veja a programação

    Também foram promovidas apresentações do grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da PCPR (Tigre) e do Núcleo de Operações com Cães. Os policiais civis também realizaram atividades lúdicas com as crianças, como pinturas e jogos.

    INCLUSÃO – Além do público previamente agendado para confecção das carteiras de identidade, também foram atendidos os autistas da Associação dos Autistas de Colombo. A presidente da associação, Adriana Mendes, agradeceu o apoio e parceria da PCPR na ação. “Estou muito feliz e grata por essa iniciativa, que traz cidadania e inclusão aos nossos autistas do município”, disse.

    PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além aumentar a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

    Leia Também:  Melhorias em rede afetam abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo na quinta-feira

    SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar todas as informações e promover o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

    Published

    on

    By

    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

    Leia Também:  Maior Corpus Christi da história de Curitiba recebe reconhecimento do Vaticano; veja a programação

    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

    Leia Também:  Melhorias em rede afetam abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo na quinta-feira

    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA