NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Científica participa de ensaio nacional do Inmetro sobre alcoolemia

Publicado em

A Polícia Científica do Paraná (PCP) está participando da 3ª rodada do Ensaio de Proficiência em Alcoolemia, evento que é coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A iniciativa tem como principal objetivo melhorar a precisão das análises de concentração de álcool no sangue realizadas por laboratórios de toxicologia forense, auxiliando na aplicação das leis e na justiça criminal. A PCP participa por meio da Seção de Toxicologia Forense.

Laboratórios de todo o Brasil, incluindo a PCP, receberam duas amostras de etanol em outubro, cujas concentrações eram desconhecidas. Essas amostras foram analisadas na sexta-feira (20) e os resultados obtidos serão submetidos ao Inmetro, que avaliará o desempenho do laboratório e emitirá um relatório final até janeiro de 2024.

“Os ensaios de proficiência são uma importante ferramenta de controle de qualidade para garantir a eficácia dos resultados, e a Seção de Toxicologia Forense da PCP foi aprovada nas rodadas anteriores, realizadas em janeiro e outubro de 2022”, explica a chefe da Seção, Carolina Schmeiske.

Leia Também:  Novo poço em Sengés aumenta produção de água tratada no município em 35%

O Laboratório de Análise Orgânica (Labor), que faz parte da Divisão de Metrologia Química (Dquim) do Inmetro, é responsável pela organização dessas avaliações. Em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Polícia Federal, são disponibilizadas rodadas anuais  de ensaios de proficiência na área forense, incluindo a alcoolemia. Este programa está previsto para se estender por quatro anos, com rodadas anuais, buscando aprimoramento constante das capacidades dos laboratórios forenses.

Além de proporcionar ferramentas para os laboratórios de toxicologia forense e avaliar seu desempenho na determinação de concentração de etanol no sangue, o Ensaio de Proficiência em Alcoolemia busca cumprir metas de cooperação estabelecidas e contribuir para o aumento da confiabilidade e aprimoramento contínuo dos laboratórios forenses nacionais. Essa iniciativa visa, também, aprimorar continuamente os métodos analíticos utilizados por esses laboratórios.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com contêineres inteligentes, Recicla Paraná chega a Ponta Grossa, nos Campos Gerais

Published

on

By

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ganhou nesta terça-feira (15) o primeiro ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, no Parque Ambiental (Centro). O projeto, chamado de Recicla Ponta Grossa, se utiliza de contêineres inteligentes e instalados nesta terça-feira (15) no Parque Ambiental (Centro). A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o projeto Recicla Paraná, que visa, entre outros objetivos, a promoção da cadeia ética de reciclagem, a transformação de hábitos e o incentivo à geração de renda.

A iniciativa faz parte da contrapartida social aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, e funciona em parceria com a So+Ma Negócios Inclusivos e Heineken Brasil.

Ponta Grossa é o primeiro município a receber o ponto de coleta, já com o novo sistema do projeto que visa promover a inclusão social e ambiental por meio de um programa de vantagens. Ou seja, os resíduos recicláveis viram pontos no aplicativo Recicla PG, que podem ser trocados por produtos e benefícios em estabelecimentos cadastrados. O App já está disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos como a Google Play Store e a App Store. Outros dois pontos de coleta ainda serão instalados no município nos próximos meses, além do projeto de capacitação de catadoras, o Empreendedoras da Reciclagem.

Leia Também:  Tradicional erva-mate de São Mateus do Sul se reinventa e ganha novos mercados

Os contêineres são gerenciados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva) em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. A estrutura conta com sistema inteligente que identifica os usuários e registra os resíduos entregues por meio do aplicativo.

Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto explica que os ecopontos vão impactar positivamente na melhoria da coleta seletiva e no trabalho dos catadores e recicladores, promovendo a capacitação para mais de 100 pessoas da região. O projeto, segundo ele, será estendido para mais municípios do Paraná ainda em 2025.

“O que estamos fazendo é fomentar essa cadeia, dar condições para que esses coletores de reciclagem possam realizar seu trabalho com todas as condições possíveis, chamando a população a participar da reciclagem”, afirma Andreguetto.

De acordo com dados da Sedest, o Paraná conta com aproximadamente 443 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, a maior parte mulheres.

Leia Também:  Sanepar promove oficina de educação financeira a mulheres de Pato Branco

APLICATIVO – A So+Ma é uma das executoras da iniciativa e visa, com a tecnologia desenvolvida para o App, a ampliação da taxa de reciclagem e maior engajamento da população, com dados transparentes e indicadores de impacto socioambiental.

“Em um primeiro momento as pessoas querem os benefícios, mas, com o tempo, isso vai se transformando. O fato é que o aplicativo passa a materializar todo o impacto ambiental, toda economia gerada, e para onde está indo esse material. A partir disso, as pessoas passam a entender que são atores empoderados para fazer a transformação” destaca a CEO da So+Ma, Cláudia Pires.

Com participação em atividades que incentivem o consumo e descarte corretos, a Heineken Brasil é parceira e patrocinadora do Recicla PG. “Nada mais adequado do que lançar uma iniciativa que possa trazer uma solução para o consumidor, para cidade e para os catadores de materiais recicláveis. A nossa responsabilidade como companhia é continuar fazendo o bem para a população por meio dos nossos produtos e projetos”, ressalta a diretora de Sustentabilidade da empresa, Lígia Camargo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA