NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Científica já concluiu mais de mil requisições de perícia para crimes ambientais

Publicado em

A Seção de Crimes Ambientais (SCA) da Polícia Científica do Paraná (PCP) já concluiu 1.050 requisições de exames periciais desde a sua criação, em 2019. O dado foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. 

A SCA é responsável pelos exames periciais em locais de crimes contra a flora, incluindo de identificação de espécies arbóreas por análises dendrológicas e de anatomia da madeira; crimes contra a fauna, como necropsias animais; crimes contra a administração ambiental; poluição; mineração; microvestígios de solo, entre outros.

“A criação de uma seção especializada para atendimento de crimes ambientais na PCP possibilitou a priorização destes exames periciais, a realização de pesquisas e treinamentos nesta área”, afirma a chefe da seção, Angela Andreassa. “Com isso, as equipes periciais obtêm provas técnicas mais robustas, minimizando a impunidade e contribuindo com a proteção do meio ambiente”, afirma ela.

Das 1.050 requisições de exames periciais realizadas, 77% são de crimes contra a flora, 10% de crimes de poluição, 7% de crimes contra a fauna e 6% de outros crimes ambientais. Com o trabalho foi possível periciar cerca de 4.550 hectares de desmatamento do Bioma Mata Atlântica, área que equivale a mais de 4.200 campos de futebol.

Leia Também:  Milhares de vagas: UEM anuncia cronograma e novos cursos para Vestibular de Verão e PAS

Angela explica que houve aumento de exames relacionados a crimes contra a fauna. “Nota-se um aumento da demanda de exames periciais nesta área, principalmente crimes de maus-tratos”, diz. Segundo ela, a SCA já fez 42 necropsias em animais, sendo 13 no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná e 29 na própria Polícia Científica, após a criação de uma sala de necropsia veterinária, em março de 2023. 

OPERAÇÕES – A seção participou, em 2021, 2022 e 2023, da Operação Mata Atlântica em Pé, coordenada pelo Ministério Público do Paraná, que busca coibir e recuperar áreas degradadas nos 17 estados com presença da Mata Atlântica. Também integrou a Operação contra o Tráfico de Animais, em conjunto com a Polícia Civil do Paraná, em 2024. As duas ações resultaram em 121 exames periciais em animais.

“Com o nosso trabalho esperamos ajudar a diminuir os crimes ambientais e divulgar ainda mais os cuidados com a preservação do meio ambiente”, completa Angela Andreassa.

Leia Também:  Com aumento de 5%, Paraná encerra 2024 com média de 828 empresas abertas por dia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador em exercício participa das celebrações do Dia do Exército Brasileiro

Published

on

By

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (16) das celebrações em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, que comemora a história de 376 anos da instituição. O evento aconteceu no Forte do Pinheirinho, sede do Comando da 5ª Região do Militar do Exército, e contou com a participação de uma série de autoridades civis militares.

A cerimônia antecipa as comemorações do Dia do Exército, que acontece oficialmente neste sábado, dia 19 de abril. A data remete à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648 em Pernambuco, quando brasileiros de diferentes origens se uniram contra a ocupação holandesa, em um evento que é considerado como o marco da criação do Exército Nacional.

Durante a solenidade, as unidades da tropa fizeram a tradicional formação e desfile em frente às autoridades. Também houve a entrega de diplomas de Colaborador Emérito do Exército e Condecorações Militares a autoridades que contribuíram de alguma forma com a instituição. Entre os condecorados, esteve o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Jogos da Integração do Idoso reúnem 2 mil atletas de 75 municípios no Litoral

ATUAÇÃO NO ESTADO – O Exército possui uma presença ampla no território paranaense, com unidades espalhadas por cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Além da defesa territorial, os militares atuam em ações de apoio à Defesa Civil Estadual, com suporte logístico em situações de emergência, como enchente, e são parceiros das unidades de segurança pública do Estado e da União em ações de patrulhamento de fronteiras.

Um exemplo ocorre na região Oeste do Estado, onde o Exército costuma participar de operações conjuntas com a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal, voltadas ao combate a crimes como tráfico de armas, drogas e contrabando.

Criada em 2014, a 5ª Divisão de Exército foi desmembrada da 5ª Região Militar e passou a ser o Grande Comando Operacional do Exército no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente, a 5ª DE é a Organização Militar mais moderna do Exército Brasileiro, adotando a denominação histórica de “Divisão Marechal José Bernardino Bormann”.

Entre as unidades operacionais mais relevantes do Exército no Paraná estão o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com sede em Cascavel, e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Londrina.

Leia Também:  Secretaria da Saúde convoca selecionados no PSS para apresentação de documentos

PRESENÇAS – A solenidade contou com a participação do comandante da 5ª Divisão de Exército, general Ricardo José Nigri; do ex-ministro do Superior Tribunal Militar, general Luís Carlos Gomes Mattos; do ex-chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar do Exército, Coronel Moacyr Azevedo Couto Júnior; do procurador-chefe da União no Paraná, Rodrigo de Souza Aguiar; e do desembargador federal do TRF/4, Luiz Antonio Bonat. Pelo Governo do Estado, também esteve presente o presidente do Detran/PR, Adriano Furtado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA