NOVA AURORA

PARANÁ

Podcast Notícia Boa Paraná traz dicas sobre o combate e os cuidados com a dengue

Publicado em

A chegada da estação quente e chuvosa acende o alerta para o aumento dos casos de dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, o podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (21) ajuda a difundir as informações para combater os focos do mosquito transmissor, dá dicas para os cuidados com a doença e também mostra as estratégias adotadas para reduzir a contaminação. 

Para falar sobre o assunto, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ivana Lucia Belmonte, e com a enfermeira da Sesa Aparecida Martins da Silva, que trabalha da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores.

Dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, mostram que o Paraná já registrou 34.589 notificações da doença, com 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue até a última terça-feira (19). Os números chamam a atenção, porque já superam os registrados no mesmo período do ano epidemiológico anterior, que foram recordes, chegando a 595.732 casos confirmados e 610 mortes.

Leia Também:  Estado fecha convênio para pavimentar 4,3 km da Estrada Cristo Rei, em Paranavaí

Além das estratégias já adotadas regularmente, como os mutirões de limpeza nos municípios e a conscientização da população para eliminar os locais com água parada em suas residências, outras iniciativas somam força para combater a doença. Um exemplo é a soltura dos chamados wolbitos – mosquitos Aedes aegypti que recebem a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele. 

Curitiba vai ganhar a maior fábrica do mundo de wolbitos, que está sendo construída no Parque Tecnológico da Saúde, no campus do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar),  sob a responsabilidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do World Mosquito Program (WMP). 

Ela atenderá à demanda vinda do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com uma expectativa de produção de cerca de 100 milhões de ovos de mosquitos por semana, priorizando municípios com alto risco de dengue. Além disso, duas biofábricas para a soltura dos wolbitos foram instaladas em Foz do Iguaçu e Londrina para ajudar no combate à doença, já que as duas cidades tiveram altos números de casos no último ano epidemiológico.

Leia Também:  Sistema Paranaense de Fomento participa de reunião internacional de instituições financeiras de desenvolvimento

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.
Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio também é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira o episódio:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  Governo nomeia 32 docentes e 31 agentes universitários para atuação na Unespar

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  Agências do Trabalhador recebem R$ 7 milhões de grupo francês para modernizar atendimento

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA