NOVA AURORA

PARANÁ

Podcast Notícia Boa mostra como o Paraná se tornou referência pediátrica

Publicado em

O Paraná é uma grande referência no atendimento pediátrico do Brasil, graças ao trabalho de hospitais públicos e filantrópicos, que também atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O podcast Notícia Boa Paraná, que vai ao ar nesta quinta-feira (12), mostra como a saúde de crianças, adolescentes e também materno-infantil é tratada de forma humanizada, com atendimentos em diversas áreas especializadas.

Os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), César Neves, e com o diretor Corporativo do Hospital Pequeno Príncipe para falar como essas instituições atuam na prática. 

Com 105 anos de história e reconhecido internacionalmente como referência na área, o Pequeno Príncipe se une a uma rede que inclui ainda o Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo; o recém-inaugurado Hospital Infantil de Maringá e o Erastinho, braço pediátrico do Erasto Gaertner, além de diversos serviços de saúde espalhados por todo o Paraná. Outro projeto que está em andamento é o Complexo Hospitalar Silvio Santos, uma parceria entre o Hospital de Reabilitação e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Leia Também:  Imbituvão: projeto da Unicentro ajuda a mapear riquezas e potenciais florestais do Paraná

O Estado tem investido cada vez mais em novos hospitais pediátricos, estruturas de saúde e serviços para aumentar a atenção à saúde infantil, o que inclui ainda diversas alas pediátricas, maternidades em unidades municipais e convênios para o cuidado de bebês, crianças e adolescentes.

São mais de R$ 750 milhões aplicados ou em execução pelo governo em obras, reformas, ampliações, equipamentos e custeio da estrutura de saúde infantil no Estado ao longo dos últimos anos. O objetivo é capilarizar os serviços por diferentes regiões do Estado, ampliando a oferta de atendimentos especializados, exames, cirurgias e consultas para o público infantil.

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.

Também pode ser acompanhado nas redes sociais do governo, no TikTok, Instagram e Facebook. O episódio é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Leia Também:  Nova edição do Cinema na Praça levará exibições gratuitas a 144 municípios ao longo de 2024

Confira este episódio:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Servidores estaduais da Saúde recebem vacina da gripe e Covid-19

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR vai atualizar regras para filmagens, provas e eventos em rodovias estaduais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA