NOVA AURORA

PARANÁ

Playlist reúne músicas dos artistas que se apresentam no Verão Maior Paraná

Publicado em

Começam nesta sexta-feira (12) os primeiros shows gratuitos dos palcos principais do Verão Maior Paraná no Litoral. Para quem está ansioso com a programação, é possível ouvir uma playlist montada pelo Governo do Estado no Spotify com os maiores sucessos dos 27 artistas que se apresentarão ao longo dos próximos fins de semana até o fim de fevereiro.

A coletânea conta com 399 músicas de diversos gêneros. São cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas. A playlist disponível no Spotify pode ser ouvida de qualquer dispositivo com acesso à internet.

ESTREIAS – Os primeiros a subirem no palco do Verão Maior Paraná montado nas areias da praia de Caiobá, em Matinhos, será a dupla sertaneja Hugo e Guilherme, a partir das 21h50 de sexta. No mesmo dia e horário, a clássica banda de pop/rock Roupa Nova se apresenta em Pontal do Paraná, no palco montado no Balneário Marisol. No sábado (13), o Roupa Nova segue para Matinhos, enquanto a festa em Pontal do Paraná ficará por conta da dupla Rick e Renner.

Leia Também:  Estado orienta produtores sobre riscos do enfezamento do milho em evento em Toledo

Neste ano, a estrutura dos shows é maior e mais moderna do que a da temporada passada, com direito telões de LED gigantes nas laterais e fundos dos palcos, sistemas de som de última geração e transmissão de imagens captadas por drones de alta performance.

Além de segurança privada fornecida, as forças de segurança pública do Paraná vão atuar nos locais para garantir a organização do trânsito e a tranquilidade das festas, assim como em toda a faixa litorânea durante a temporada.

Um alerta é para a proibição da venda e consumo de bebidas em copos e garrafas de vidro, no entorno dos shows em Matinhos, por determinação da prefeitura. A proibição abrange a área dos shows do Verão Maior Paraná e um raio de 300 metros de distância nos arredores, com exceção do consumo dentro de estabelecimentos comerciais da região.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Leia Também:  Terceira parcela do IPVA de veículos com placas 1 e 2 vence nesta segunda-feira

Confira a playlist:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Vacinação começa na segunda nas escolas públicas e privadas; veja como vai funcionar

Published

on

By

Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão a partir desta segunda-feira (14) atualizar as suas carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra diversas doenças. A oportunidade faz parte da nova força-tarefa do Governo do Estado, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).

A campanha visa ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 7.392 escolas públicas de educação básica das 399 cidades, além das 500 escolas associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) em todo o Paraná. Outras escolas particulares também podem participar da ação. Ao todo, são cerca de 2,4 milhões de estudantes apenas na rede pública de educação básica.

A iniciativa seguirá até ao dia 31 de maio e as programações para as aplicações das doses ficarão a cargo do planejamento dos estabelecimentos de ensino e das equipes de saúde, respeitando as particularidades de cada um. A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, Febre Amarela e Covid-19 e ainda o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

Leia Também:  Estado homologa duas empresas para estudar a Arena Olímpica do Paraná

“Essa iniciativa está alinhada com a Secretaria da Educação e com o sindicato das escolas particulares e confiamos que será uma grande ação, com resultados muito positivos e de grande alcance”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Antes de cada vacinação as equipes de saúde irão avaliar a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber. A vacina pentavalente, por exemplo, deve ser administrada aos 2,4 e 6 meses de vida, mas caso a criança não tenha sido vacinada nestas idades poderá receber a vacina até os seis anos.

NA PRÁTICA – A imunização será feita dentro das instituições de ensino e está condicionada à assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Eles também vão poder acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os pais receberão os documentos das escolas em que seus filhos estão matriculados, que deverão ser assinados indicando a concordância ou não com a aplicação em seus filhos. Após a assinatura, o documento deverá ser devolvido à escola pelo estudante, que, em caso de aprovação, deverá levar também a carteira de vacinação.

Leia Também:  Com investimento de R$ 43,4 milhões, Estado homologa duplicação da PR-317 em Toledo

“Os pais que quiserem, poderão, inclusive, acompanhar seus filhos durante o processo. Na rede estadual, nosso objetivo é manter todos os nossos alunos protegidos em mais essa grande força-tarefa”, diz o secretário da Educação, Roni Miranda.

CUIDADO PERMANENTE – De março a abril de 2024, o Estado já desenvolve ações com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas aos ensinos infantil, fundamental e médio. No 1° semestre do ano passado, houve um trabalho de verificação de mais de 1,7 milhão de cadernetas de vacinação e a aplicação de 45 mil doses de vacinas em 334 municípios.

Em agosto de 2024 a força-tarefa da Seed e Sesa para a imunização de crianças, adolescentes e jovens matriculados em instituições de ensino público estaduais e municipais concluiu com 292.699 doses aplicadas e 495.076 carteirinhas de vacinação avaliadas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA