NOVA AURORA

PARANÁ

Planetário mais moderno da América Latina começará a ser construído em 2025 no Paraná

Publicado em

Projetado para ser o mais moderno da América Latina, o planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, começará a ser construído em 2025. De acordo com o cronograma do projeto, a licitação da obra está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre e as obras devem iniciar logo em seguida.

O novo planetário será uma referência nacional em divulgação científica, educação, inovação e turismo cultural, com capacidade de simular perfeitamente o céu e projetar até 9 mil corpos celestes em alta definição. Assim que estiver totalmente finalizado, o local estará preparado para receber 140 mil estudantes, turistas e comunidade em geral anualmente.

O investimento na obra será de cerca de R$ 40 milhões. O cronograma prevê que os projetos arquitetônicos e de engenharia sejam finalizados até fevereiro. Depois disso, a licitação da obra é lançada, com previsão de até 12 meses para a execução da obra. Deste modo, o planetário deve entrar em funcionamento em 2026.

INOVAÇÃO – O projeto do novo planetário é inovador em todas as suas etapas. O projeto arquitetônico foi escolhido, por exemplo, a partir de um concurso nacional, que teve como objetivo escolher uma proposta que conciliasse um visual moderno, criativo e funcional.

Leia Também:  Estação Sanepar terá atividades abertas ao público em Balsa Nova neste sábado

O escritório vencedor do concurso fez um projeto para que o local seja construído de maneira sustentável, usando de madeira engenheirada. O desenho do projeto é inspirado na movimentação dos corpos celestes, replicando os movimentos do universo.

Para a simulação do céu, o planetário vai contar com um equipamento de última geração capaz de projetar perfeitamente todas as 9 mil estrelas, planetas e corpos celestes vistos da Terra. O equipamento também consegue projetar as cores exatas de 2 mil estrelas. Projetores auxiliares também reproduzem a lua e outros planetas do Sistema Solar com um alto nível de detalhes.

O sistema ainda contará com outros onze projetores auxiliares que podem reproduzir vários tipos de imagens, vídeos e animações pelo domo de 360º por 180º, criando um ambiente totalmente imersivo para os visitantes.

“É um projetor que consegue simular o céu completo, com todos os corpos celestes visíveis, mas também capaz de projetar um planeta específico ou uma nebulosa, com todos os seus detalhes. É o que há de mais moderno na tecnologia de planetários no mundo”, afirmou o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz.

Os equipamentos de projeção serão adquiridos da empresa alemã Zeiss, que é a maior referência global em projetores e simuladores de planetários. O investimento deverá ser feito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, a pedido do Governo do Estado. A montagem do projetor é feita sob medida ao longo de cerca de dez meses.

Leia Também:  Empreendedores do Paraná podem participar do Feirão do Turismo; inscrições até terça

PARQUE DA CIÊNCIA – Inaugurado em 2005, o Parque da Ciência recebeu o nome do renomado geneticista brasileiro Newton Freire Maia em homenagem à sua contribuição para o avanço da ciência no País. Desde então, tem sido um ponto de referência para estudantes, pesquisadores e entusiastas da ciência.

O projeto de construção do novo planetário também prevê a revitalização e o paisagismo da trilha do Rio Canguiri, que fica dentro do parque. O local ainda conta com jardins temáticos, trilhas ecológicas, espaços de lazer, exposições interativas sobre física, química, biologia e astronomia. Além disso, o parque promove regularmente eventos, workshops e palestras com especialistas das mais diversas áreas científicas, buscando sempre estimular a curiosidade e o interesse pelo conhecimento científico.

Confira o vídeo:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Layout novo e outra empresa: Cartão Comida Boa passa por mudanças

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Inovação eleva PIB em 23% no Norte Pioneiro do Paraná, revela estudo da UENP

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA