PARANÁ
Pilotos que transportam órgãos encontram adolescente que recebeu um novo coração
Publicado em
16 de maio de 2024por
Itajuba TadeuPilotos da Divisão Aérea da Casa Militar do Governo do Paraná, os comandantes Gustavo Sakakihara e Valter Obiava tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (16) no hangar do Aeroporto do Bacacheri. Ambos conheceram uma paciente transplantada que teve a vida salva pela celeridade no transporte de órgãos. No ano passado eles transportaram da região Sudoeste do Estado para Curitiba o coração que foi transplantado na adolescente Sofia Ramos, de 15 anos.
Líder nacional em doações de órgãos, o Paraná registrou 486 doadores em 2023, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Enquanto a média nacional é de 19,9 doadores por milhão de população, o Paraná alcançou a marca de 42,5 doadores por milhão de população ano passado. O Estado ainda tem a menor taxa de recusa familiar para doação no Brasil. O Paraná registrou ano passado 27% de recusa nas entrevistas familiares, enquanto que a média nacional foi de 42% no ano
Uma dessas vidas salvas graças ao pronto-atendimento das aeronaves paranaenses foi a de Sofia. O que emocionou os pilotos. “Transportei tantos órgãos que já perdi a conta exata de quantos. Mas essa é a primeira vez que conheço alguém que recebeu um órgão que eu transportei. E está sendo uma sensação incrível, indescritível, de ver que hoje a Sofia está bem”, disse o comandante Sakakihara, que é investigador da Polícia Civil e atua há cinco anos na Divisão Aérea.
Já o comandante Obiava, que é cabo da Polícia Militar, afirma que o transporte de órgãos é uma das missões mais gratificantes que a equipe da Divisão Aérea realiza. Ele explica que todo o trabalho, não só da equipe área, mas de todos os participantes, incluindo as equipes médicas, deve ser integrado e ágil para se que consiga o objetivo de salvar vidas.
No transporte de um coração, como foi o caso de Sofia, o prazo é de apenas quatro horas da retirada do doador até o órgão dar entrada no organismo do receptor. “A gente sabe que tem a dor da família que perde o ente. Por outro lado, vendo aqui a Sofia, é muito gratificante saber que hoje ela está bem e tem toda uma vida pela frente”, afirmou o cabo, que pilota aeronaves pela Divisão Aérea há dois anos.
GRATIDÃO – No encontro com os pilotos, Sofia e a mãe, a psicóloga Karen Regina Zampieri, de 42 anos, agradeceram o trabalho da equipe da Divisão Aérea não só por salvar a vida de Sofia, mas de tantas outras pessoas com o transporte de órgãos.
“Receber a notícia de que havia um coração para minha filha foi a melhor sensação do mundo. Melhor até do que o nascimento dela, porque no nascimento a gente espera pela vida. No transplante há esse risco real. E ninguém espera que o filho morra. E o caso da doença dela havia esse risco”, disse a mãe.
Sofia foi diagnosticada com miocardia dilatada do coração ao dar entrada no hospital com vômitos constantes. Até chegar na unidade de saúde, a família acreditava se passar apenas de um mal-estar, mas os exames constataram que o problema era maior. “Passei por uma ecografia que detectou que havia líquido no meu pulmão. Inicialmente acharam que era pneumonia, mas o exame detectou que os meus batimentos cardíacos estavam muito acelerados. Fui direto para a sala de emergência e dali não lembro de mais nada”, afirmou Sofia.
Tanto a mãe quanto a adolescente admitem que até então não sabiam praticamente nada de transplante. Agora, são incentivadoras do procedimento – qualquer pessoa que tenha constatada morte encefálica pode ser doadora de órgãos, se não tiver nenhum impeditivo em termos de saúde, mas para isso é preciso autorização da família.
“Antes, transplante era só uma palavra do vocabulário para mim, como açúcar ou qualquer outra. Agora, depois do meu transplante e vendo toda essa estrutura que leva os órgãos, sei ainda mais da importância”, revelou Sofia.
“Eu não sabia que tinha toda uma estrutura dessa por trás. E quando a gente entende que tem tanta gente trabalhando para salvar vidas, passa a dar valor e incentivar ainda mais a doação”, reforçou a mãe de Sofia.

ESTRUTURA – A Central Estadual de Transplantes (CET) fica em Curitiba e é responsável pela coordenação das atividades de doação e transplantes em todo Estado. Além disso, conta com quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), na Capital, Londrina, Maringá e Cascavel. Estas unidades trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
Ao todo são cerca de 700 profissionais envolvidos, entre eles 32 equipes de transplante de órgãos, 29 serviços transplantadores de córneas, três bancos de córneas (Londrina, Maringá e Cascavel) e um banco de multitecidos (córnea, válvulas cardíacas, pele e tecido ósseo) em Curitiba.
Para efetivação dos transplantes é necessário eficiência na logística do transporte do órgão do doador até o receptor. Para tanto, o Governo do Estado disponibiliza toda infraestrutura aérea e terrestre para o transporte dos órgãos. São nove veículos próprios do Sistema Estadual e Transplantes para atender as unidades distribuídas no Estado, além do apoio da frota das Regionais de Saúde e mais 12 aeronaves à disposição para serem acionadas caso haja necessidade.
Em 2023, a equipe registrou recorde no número de missões para transporte de órgãos. Foram mais de 300 horas em 137 voos, para o transporte de pelo menos 211 órgãos, mais que o dobro do número registrado em 2022, quando as equipes atuaram em 79 missões pela CET.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
Published
2 horas agoon
16 de abril de 2025By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.
Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.
Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.
“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.
SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.
O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.
“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.
As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.
Fonte: Governo PR

Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca a importância da desburocratização para o setor industrial no Paraná

“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa
PARANÁ


Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins...


Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Cooperativa recebe do Estado veículos para fortalecer entrega de alimentos escolares
O Governo do Estado, por meio do Coopera Paraná, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab),...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B
Em um jogo emocionante na noite desta terça-feira (15.04), o Cuiabá derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, na Arena...


Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de fraude em partida contra o...


Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
Com dois gols do artilheiro Pedro Raul, o Ceará venceu o Vasco por 2 a 1 na noite desta terça-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ6 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’