NOVA AURORA

PARANÁ

Piana apresenta potenciais do Paraná aos embaixadores da Dinamarca e Uruguai

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta semana as visitas dos embaixadores do Uruguai, Guillhermo Valles Galmés, e da Dinamarca, Eva Bisgaard Pedersen, e apresentou os potenciais do Estado, os programas para a rede estadual de educação e infraestrutura, e as políticas de apoio às cadeias produtivas, principalmente projetando a sustentabilidade e a economia verde. 

Com o embaixador do Uruguai uma das principais questões apontadas foi o crescimento do agronegócio paranaense e os potenciais de exportação para o país vizinho, assim como o fortalecimento da integração da infraestrutura latino-americana. Piana apresentou a Nova Ferroeste, corredor de exportação entre o Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá, com ramais até Chapecó e Foz do Iguaçu, com potencial para potencializar as conexões produtivas na região de fronteira, e os números da Portos do Paraná, que bate recordes de movimentação há oito meses seguidos. 

“O Paraná tem no agronegócio a sua grande vocação, assim como o Uruguai, e podemos trabalhar juntos para buscar novos caminhos para melhorar os processos de exportação. Apresentamos ao embaixador nosso foco com a transformação energética no campo, pensando no biogás, biometano, e os números da nossa economia, com grandes resultados e protagonismo nacional principalmente na cadeia de proteína animal, o que ajuda a alimentar todo o mundo”, disse Piana.

Leia Também:  No Show Rural de Inverno, Estado reforça promoção de ações sustentáveis no campo

A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas. A pecuária é a maior base econômica do país. A visita também contou com as presenças do prefeito de Rivera, Richard Sander, da cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, da chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixadora Lígia Maria Scherer, e do secretário do Erepar, Paulo Pinheiro Machado.

Já a agenda com a embaixadora da Dinamarca foi a primeira depois da visita Princesa Benedikte, em 2019, que recebeu a Ordem Estadual do Pinheiro. Na ocasião, ela inaugurou em Curitiba o Instituto que leva o seu nome. A instituição abriga cerca de 30 crianças de 0 a 10 anos, vítimas de abandono ou violência doméstica.

Além das questões econômicas, as discussões giraram em torno de temas da saúde. Em fevereiro, o secretário da Saúde, Beto Preto, esteve na Dinamarca a convite do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para conhecer instalações de saúde. A ideia é aumentar as discussões com o país escandinavo sobre possibilidades de cooperação na área, principalmente em relação a insumos médicos e o interesse do Estado em abrigar fábricas dinamarquesas.

Leia Também:  Sanepar promove ações em Iretama para orientar população sobre sistema de esgoto

“A Dinamarca é um país com excelente qualidade de vida e o Brasil tem a experiência exitosa do SUS, financiado por todas as esferas de governo. Continuamos aprofundando as conversas com o país para ver como podemos melhorar nossas unidades e fluxos na saúde, além de promover novos investimentos”, acrescentou Piana. Também participaram da reunião o cônsul honorário da Dinamarca em Curitiba, Pedro Luiz Fernandes, e o presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira, Jens Olsen.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Sanepar promove ações em Iretama para orientar população sobre sistema de esgoto

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA