NOVA AURORA

PARANÁ

Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o Paraná

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (17) o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, para discutir oportunidades de cooperação econômica e ampliação do comércio entre o Estado e o país africano. O vice-governador destacou algumas potencialidades do Estado, principalmente na área da agricultura, já que Ruanda tem a economia baseada principalmente na agricultura de subsistência.

“Somos líderes na produção de vários alimentos e por isso somos considerados o supermercado do mundo. Produzimos para alimentar os paranaenses e os brasileiros, mas também levamos muito dessa produção para fora. E temos esse destaque por ser um território que se preocupa com o meio ambiente. O Paraná é o Estado mais sustentável do País e produz com foco no cuidado com o solo e com a água”, disse Piana.

A embaixada da Ruanda é recente no Brasil. Aberta há dez meses, com escritório em Brasília, é a única representação diplomática ruandesa na América do Sul. Desde então, o país tem buscado expandir suas parcerias internacionais e os negócios com o Paraná podem alavancar a relação bilateral entre Brasil e o país africano.

Leia Também:  Inscrições para PSS da Educação são prorrogadas até o dia 26 de agosto

Segundo o representante do Itamaraty no Paraná, Paulo Pinheiro Machado, o Estado possui uma economia muito diversificada. “Ficamos muito felizes de um país como a Ruanda querer estreitar relações com o Brasil e através do Paraná podemos levar as relações bilaterais para outro nível”.

De acordo com o embaixador, espera-se que essa seja a primeira visita de muitas, pois Ruanda enxerga muitas possibilidades de troca com o Paraná. “Fomos muito bem recebidos no Brasil, mas queríamos muito vir ao Paraná. Aprender o que se faz aqui, principalmente para alcançar números como o que foram apresentados na área do agronegócio. Enxergamos as conexões e percebemos que cooperar com o Paraná vai nos levar mais alto”, observa Lawrence.

Por meio da Invest Paraná, agência que funciona como ponte entre o Governo do Paraná e investidores, a ideia é que agora uma comitiva paranaense vá até a embaixada de Ruanda para começar a desenhar um plano de trabalho entre os territórios. O embaixador também planeja organizar uma viagem de empresários do País para conhecer as oportunidades de investimento no Estado.

Leia Também:  Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias

PARANÁ NO MUNDO – Em 2024, os produtos paranaenses chegaram a 214 mercados internacionais, um aumento em relação aos 210 destinos registrados em 2018. Ruanda, ao lado de países como Laos, Síria e Montenegro, passou a integrar a lista de importadores de bens produzidos no Paraná, demonstrando a crescente presença do Estado no comércio global. Atualmente, o Paraná exporta 2.081 produtos para o mundo.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o primeiro-secretário da embaixada da Ruanda no Brasil, Theogene Ntakirutimana; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o diretor-geral da Secretaria da Indústria e Comércio, Christiano Puppi; a diretora-geral da Secretaria da Cultura, Elietti de Souza Vilela; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika; e o diretor responsável pela África do Grupo Positivo, Jonathan Bittencourt.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Centro de precisão do Estado recebe instituições que atendem pessoas com doenças raras

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Museu da Imagem e do Som cataloga acervo do extinto estúdio de foto mais renomado de Curitiba

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA