NOVA AURORA

PARANÁ

Pesquisadores promovem evento no MON que une arte, tecnologia e educação 5.0

Publicado em

A Rede de pesquisadores Manna_Team, que intega o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna da Fundação Araucária, realiza entre 12 a 15 de outubro um evento no Museu Oscar Niemeyer dirigido aos professores de escolas públicas municipais, estaduais e federais, com atividades voltadas à educação 5.0. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

O “Manna no Museu” conta com uma série de iniciativas deste NAPI que têm o objetivo de aproximar as pessoas da arte, da tecnologia, da ciência e, em especial, da inovação.

“O propósito é criar um movimento genuíno que reunirá professores, estudantes e cidadãos interessados na troca de saberes e na popularização. O formato escolhido é imersivo e intensivo, com o título de BootCamps. As datas foram definidas para que os professores possam aproveitar o feriado e vivenciar um novo momento profissional”, destaca a idealizadora do evento e articuladora do Napi Manna, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

O Manna no Museu Oscar Niemeyer está organizado em alguns eventos. O Manna BraX BootCamp é destinado aos professores e professoras de escolas públicas de todo País que queiram aprender sobre como usar a tecnologia em sua rotina de preparação de aulas e, também, em atividades em sala. A agenda do evento inclui uma série de 10 nano credenciais que serão oferecidas em três dias de imersão.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços a Colombo, Toledo e Maringá no sábado

O Manna Brax BootCamp envolve artes, ciência e inovação considerando as Tecnologias Exponenciais (Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Internet dos Drones (IoD), Jogos e Metaverso, etc.) e a Educação 5.0.

Haverá também o Manna Experience BootCamp, uma exposição de vários trabalhos desenvolvidos pelo Manna_Team e que são usados em escolas públicas com objetivo de aproximar pessoas da ciência, da tecnologia e da inovação. Estarão disponíveis ainda 10 oficinas e muitas obras de arte realizadas pelos artistas do Manna nas escolas e nas universidades.

No dia 13 de outubro, das 18h às 20h, acontece o Manna Noite no Museu, um momento de confraternização com a participação de convidados e autoridades.

Outro evento será o Manna Pessoas Exponenciais, que une arte e tecnologia. Haverá uma exposição dos trabalhos inscritos em um concurso de obras de arte. “Este evento é especialmente destinado aos professores e professoras das salas especiais, da APAE, aos estudantes do espectro autista e altas habilidades. Nesse domingo, dia 15, queremos comemorar o Dia dos Professores junto com este e outros professores”, comenta Linnyer.

Leia Também:  Ação do Corpo de Bombeiros incentiva doação de sangue canino para salvar vidas

Apoiam o evento o Governo do Estado, por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) e da Fundação Araucária; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro).

SERVIÇO – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.manna.team. O evento acontecerá no Auditório Potty Lazzarotto e no salão de eventos do Museu Oscar Neimeyer, localizado na Rua Marechal Hermes, 999 no bairro Centro Cívico, em Curitiba. As vagas são limitadas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Ação do Corpo de Bombeiros incentiva doação de sangue canino para salvar vidas

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Governo do Paraná incentiva participação dos municípios no programa Mais Médicos

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA