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Perimetral Leste de Foz: tráfego terá novas mudanças na região do viaduto com a BR-469

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que serão realizadas novas alterações no tráfego de veículos da interseção entre a BR-469 e a rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste, a partir de segunda-feira (13).

O tráfego nos sentidos Centro-Aeroporto e Aeroporto-Centro passará a circular na pista sob a estrutura do viaduto, ambos em sentido simples. E o acesso aos bairros Porto Meira e Jardim Cataratas, além do tráfego Centro-Argentina e Argentina-Aeroporto, será pelas alças do viaduto.

Condutores devem seguir pelo trecho com cautela e atenção redobrada durante este período de obras, obedecendo a sinalização provisória e orientações dos trabalhadores no local.

As medidas são necessárias para avançar na implantação do viaduto entre a rodovia perimetral e a BR-469.

OBRA – A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, que será trecho variante da BR-277, fazendo ligação entre a própria BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

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Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. A previsão de término é para novembro deste ano, e os serviços já estão 52,95% executados, de acordo com a medição mais recente, de dezembro.

Confira como fica o tráfego a partir da próxima segunda-feira:

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Perimetral de Foz do Iguaçu / Foto: DER-PR

Fonte: Governo PR

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Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

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As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

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“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

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A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

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