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PCPR resgata mais de 5 mil aves exóticas em situação de maus-tratos em Arapongas

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A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou nesta sexta-feira (11) mais de 5 mil aves e outros animais que estavam em situação de maus-tratos, em Arapongas, no Norte do Estado. A ação aconteceu após uma denúncia anônima sobre o comércio ilegal de aves silvestres no local.

Diante da situação, a equipe solicitou apoio da Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e de uma veterinária de Londrina, especializada em animais exóticos e silvestres.

Durante a vistoria, foi verificado que as aves estavam mantidas em condições inadequadas. Gaiolas sujas, ração mofada e com larvas, excesso de aves na mesma gaiola, falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina foram constatados.

Conforme o delegado Anderson Seiji Kudo, algumas aves apresentavam sinais de desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas. Também foram encontrados animais mortos no local.

Cerca de 500 aves em situação mais crítica foram resgatadas e encaminhadas a um centro veterinário para tratamento. Além das aves, aproximadamente 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia também foram recolhidos. 

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“Esses animais estavam alojados em estruturas com acúmulo de resíduos orgânicos e apresentavam sinais de doenças, como sarna e cegueira”, explica o delegado.

Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como os responsáveis pelos animais. Um deles informou aos policiais que é criador há 20 anos e que vende os animais para todo o Brasil.

Eles foram encaminhados à delegacia da PCPR, onde assinaram um Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos aos animais. Além disso, a GCM também aplicou uma multa aos suspeitos. 

DENÚNCIAS – Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR.

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Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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