NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR na Comunidade atende população em Matinhos e no bairro Cajuru, em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 150 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu no sábado (26), em Matinhos, no Litoral do Estado. Os serviços também foram levados ao bairro Cajuru, na Capital, com 400 atendimentos.

A PCPR disponibilizou orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, além de informações sobre o documento de identificação. Os policiais civis também promoveram atividades lúdicas com as crianças, demonstrações do trabalho de perícia papiloscópica, exposição de armas e materiais táticos e prestaram informações para que a população conheça mais o trabalho da PCPR.

A técnica em radiologia Carmem Lúcia, de Matinhos, afirmou que as orientações prestadas foram bem importantes. “Nessas conversas são ensinadas diversas coisas para as pessoas. No caso da Polícia Civil, essa parte de orientações de como fazer a documentação é super válida”, disse.

Alexandre Tobe, também de Matinhos, foi ao evento com mulher e os filhos e disse que o evento promoveu uma aproximação importante para desmistificar o trabalho policial. “A interação com a comunidade é essencial para que o pessoal possa conhecer o trabalho da Polícia Civil”, afirmou. 

Leia Também:  DER/PR reforma ponte em rodovia entre Terra Rica e Santo Antônio do Caiuá

O PCPR na Comunidade também participou do Sesc Cidadão, em Caiobá. “Nossos policiais tiraram dúvidas sobre denúncias de crimes, realizaram Boletins de Ocorrência e solicitaram atestados de antecedentes criminais”, afirmou o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.

CAJURU – A Polícia Civil também levou serviços de polícia judiciária e orientações para o Parque Olímpico Cajuru, em Curitiba, no sábado (26). O evento foi uma parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Na ação, foram confeccionadas 175 carteiras de identidade.

“A edição do PCPR na Comunidade no bairro Cajuru foi um sucesso, mais de 400 pessoas atendidas com diversos serviços. Os policiais civis confeccionaram carteiras de identidade e realizaram apresentações dos cães da PCPR e do material utilizado por nossos papiloscopistas em local de crime”, afirmou Goes.

Também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e demonstrações do trabalho do Instituto de Identificação, apresentação com cães policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e exposição do material do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).  

Leia Também:  Novo milionário: consumidor da Lapa recebe prêmio máximo do Nota Paraná

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.     

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e promover o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas no site www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador sanciona lei que formaliza o Cosud, consórcio que reúne estados do Sul e Sudeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  No Natal, PMPR distribui mais de duas toneladas de alimentos e 1,2 mil brinquedos para crianças

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA