NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR apreende 20 kg de maconha e fuzil em operação contra tráfico em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens durante uma operação contra uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região central de Curitiba. A ação, desenvolvida nesta terça-feira (12), envolveu o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na Capital e em cidades da Região Metropolitana.

A operação é uma continuidade das investigações que começaram após a prisão de um homem em Campo Largo, em outubro, que era apontado como o líder do tráfico na região central da Capital. Na ocasião, foram apreendidos 2,5 quilos de crack.

Nesta nova ação, a PCPR localizou e apreendeu, em uma residência no bairro Tatuquara, duas pistolas, um fuzil e mais de 200 cartuchos de munição. Também foram apreendidos 20 quilos de maconha e porções de crack e cocaína.

A PCPR segue com as investigações para desarticular a estrutura da organização criminosa e identificar outros envolvidos

Leia Também:  Novas marginais da PRC-466 em Pitanga chegam a 43,8% de execução

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Governo e prefeitura vão investir R$ 119,5 milhões em duas novas trincheiras na Linha Verde

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 será apresentada nesta quarta em audiência pública

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA