NOVA AURORA

PARANÁ

Parque Iguaçu está entre 10 destinos mais pesquisados no Google, mostra site de turismo

Publicado em

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, está entre os 10 destinos turísticos mais pesquisados e desejados pelos viajantes, sendo o único atrativo brasileiro em um ranking elaborado pela plataforma de viagens e turismo Bucket List Company. A lista enumera os locais mais populares e mais buscados nas pesquisas dentro do Google, feitas por pessoas que planejam viagens utilizando o navegador. O Parque Nacional, que abriga as Cataratas do Iguaçu, aparece em sexto lugar.

As primeiras posições da lista foram ocupadas por destinos de todas as partes do mundo, como Machu Picchu (Peru), Taj Mahal (Índia), Lapônia (Finlândia), Petra (Jordânia) e o Grand Canyon (Estado Unidos).

No ranking completo, as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, ficam à frente de destinos como Parque Nacional de Yellowstone (Estados Unidos), Angkor Wat (Camboja), Caminho de Santiago (Espanha) e do Parque Nacional de Banff (Canadá).

Consolidado como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.

Apenas em outubro de 2024, o local recebeu 167.047 visitantes, sendo que 46% (77.112) foram de estrangeiros de 120 nacionalidades, conforme informações do Ministério do Turismo. No ranking dos países que mais visitaram o local, após o Brasil, a Argentina aparece como maior país emissor, a frente dos Estados Unidos, Paraguai, Alemanha, Espanha e França.

Leia Também:  Inscrições para adquirir casas populares em Moreira Sales terminam no dia 28

Entre as diferentes experiências que os visitantes podem encontrar no Parque Nacional do Iguaçu, além da tradicional visita às Cataratas do Iguaçu, estão novas trilhas e caminhos imersivos na Mata Atlântica, os passeios de barco do Macuco Safari e o Parque das Aves – estes últimos administrados por outras concessionárias.

Também em 2024, o parque foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Travellers’ Choice Awards, da plataforma de viagens Tripadvisor, uma das principais do mundo, que elege os destinos mais bem avaliados no site. O parque ficou em primeiro lugar no Brasil e na América do Sul, além de ocupar a 21.ª posição global. Apenas 1% dos atrativos são reconhecidos com essa premiação.

BOM ATENDIMENTO E ESTRUTURA – Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, os dados demonstram que os atrativos do Estado têm rompido muitas barreiras, abrangendo viajantes de todo o mundo. “Quando um turista pesquisa um destino para sua próxima viagem, ele busca questões que vão muito além de uma paisagem bonita. Os viajantes querem ser bem atendidos e, ao pesquisar sobre o Paraná, acabam percebendo que temos uma excelente estrutura turística, ampla rede hoteleira, atendimento qualificado e boas opções de restaurantes”, afirma Nunes.

Leia Também:  Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas das 8h às 20h a partir de segunda

“O Turismo é uma história bem contada, um serviço bem prestado, grande plano de marketing, mídia, divulgação e estrutura, gerando emprego e renda à população. Tudo isso acaba compondo uma grande experiência, fazendo com que os turistas se interessem pelo Estado e por nossos atrativos”, completa.

O CEO da Urbia Cataratas, concessionária que administra a visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu, Mario Macedo, afirma que o ranking destaca a unidade de conservação no turismo nacional e internacional.

“Estar entre os principais destinos turísticos do mundo é uma honra que nos enche de orgulho. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a excelência e nos motiva a aprimorar continuamente os padrões de serviço no parque parque, ao mesmo tempo em que garantimos a conservação deste valioso Patrimônio Mundial da Natureza. Este é apenas o início de uma jornada promissora, repleta de investimentos e inovações, que elevarão ainda mais a experiência de nossos visitantes nos próximos anos.”

PLATAFORMA – A Bucket List Company é uma empresa britânica que organiza viagens de aventura por destinos incríveis no mundo. A companhia já recebeu diversos prêmios na Europa pelo diferencial nas experiências e, nesse trabalho, criou uma grande comunidade de apaixonados por viagens.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná compra mais de R$ 140 milhões de micro e pequenas no primeiro quadrimestre

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Unidade móvel das Agências do Trabalhador atendeu mais de 9 mil pessoas em 2022

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA