13 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    Paranaprevidência conquista nível III do programa de governança previdenciária

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    O Paraná está a um passo de alcançar o nível máximo de excelência no Programa Pró-Gestão do Ministério da Previdência Social, que reflete o nível de governança dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos estados e municípios. Isso porque a Paranáprevidência, Serviço Social Autônomo que faz a gestão da previdência do Estado, conquistou o nível III do programa – última etapa antes do nível IV, o mais alto.

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, assinaram o termo de concessão da Certificação Institucional do nível III do programa federal nesta terça-feira (12). O Ministério da Previdência Social emitiu apenas 22 certificações desse nível desde que o Pró-Gestão foi lançado. Apenas seis estados, incluindo o Paraná, têm esse nível de gestão previdenciária.

    A certificação foi conquistada após uma auditoria feita em janeiro. Na ocasião, a Paranaprevidência cumpriu 100% todas as exigências da agência certificadora credenciada pelo Ministério da Previdência Social que emite o certificado. Para conquistar o nível III, o Paraná teve de garantir 24 itens de conformidade requeridos. Entre eles estão concessão e manutenção dos benefícios, gestão de investimentos, educação previdenciária, recadastramento de servidores, entre outros.

    “Essa conquista da Paranaprevidência mostra o nosso compromisso com o servidor público do Estado. A Paranaprevidência tem uma importância na tranquilidade do futuro do servidor público que, quando se aposentar, vai ter a garantia de ter a sua aposentadoria. Isso é fruto do dinheiro em caixa, com uma boa aplicação”, ressaltou o governador.

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    A certificação nível III demonstra um alto grau de governança na gestão da Paranaprevidência, situação bem diferente da do passado, quando o Estado tinha problemas na gestão da carteira. Em cinco anos, conforme lembrou Ratinho Junior, a Paranaprevidência praticamente dobrou seu caixa. De R$ 5,7 bilhões em 2019, o volume saltou para os atuais R$ 9,7 bilhões, com previsão de até o meio do ano alcançar R$ 10 bilhões.

    “Com uma diretoria técnica, vamos chegar a R$ 10 bilhões no caixa da Paranaprevidência, que é praticamente o dobro do que tínhamos há cinco anos. Isso é um volume de dinheiro muito grande e garantia para os mais de 100 mil servidores de que o futuro deles está garantido, fruto da reforma previdenciária que fizemos”, destacou o governador.

    SELO DE QUALIDADE – O diretor-presidente da Paraprevidência, Felipe Vidigal, explica que a certificação do Programa Pró-Gestão demonstra não só uma boa governança dentro do próprio órgão, como também serve como uma espécie de selo de qualidade para o mercado. “Com essa certificação de governança, a Paranaprevidência pode buscar no mercado investimentos mais sofisticados. É uma espécie de selo de qualidade”, explicou.

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    Com a conquista do nível III do Pró-Gestão, o Paraná também se junta ao Amazonas como únicos estados a terem essa certificação combinada com o nível A do Índice de Situação Previdenciária (ISP) – uma espécie de ranking das RPPSs de estados e municípios.

    PERTO DO NÍVEL IV – O Paraná iniciou ao processo de adesão do Pró-Gestão em 2020. À época, a Paranaprevidência aderiu ao nível II, cujo certificado foi emitido em 2021 também após auditoria. Com a conquista do nível III, agora a Paranaprevidência se prepara para buscar o status máximo do programa Pró-Gestão. O Estado deve conquistar o nível IV no prazo de até um ano meio. Rondônia é o único que possui essa certificação.

    PRESENÇAS – Participaram da assinatura do termo de concessão da Certificação Institucional do nível III do Pró-Gestão o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortigara; os secretários de Estado da Administração e Previdência, Elisandro Frigo, e da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e diretores da Paraprevidência.

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

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