NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Skate Pro acontece de sexta a domingo no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba

Publicado em

A pista de Park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, receberá entre sexta (08) e domingo (10) a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Skateboarding Profissional de 2024. Dentro do cronograma, a sexta-feira (08) será dedicada aos treinos oficiais, com as classificatórias acontecendo no sábado (09) e as finais no domingo (10). O público pode acompanhar com entrada gratuita.

O lançamento das etapas paranaenses marca o início dos primeiros eventos apoiados pelo Fundo Estadual do Esporte, criado em 2023. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

“Esse é mais um grande evento nesta pista, onde treinam atletas que já nos trouxeram medalhas olímpicas e mundiais”, disse o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Segundo ele, o projeto representa um investimento do governo em um esporte democrático, que promove a integração, o respeito e a amizade. Ele ressalta ainda os resultados de nomes incentivados pelo governo estadual, como Luigi Cini, um dos líderes do ranking mundial, e o medalhista olímpico Japinha – ambos treinam no Tarumã. “Isso é motivo de muito orgulho para nós”, acrescenta.

Leia Também:  Traduções de Virginia Woolf revelam outros olhares sobre escritora no Cândido de junho

PARANÁ SKATE PRO – O torneio distribuirá R$ 50 mil em premiação entre homens e mulheres da categoria Profissional, além de outros R$ 5 mil em uma sessão de Best Trick. As inscrições seguem abertas pelo filiados.cbsk.com.br até 23h59 desta quinta-feira (07), caso as vagas não se esgotem antes disso.

Dentre os nomes confirmados estão os já consolidados e também talentos da nova geração. No masculino, Dan Sabino (campeão Brasileiro Pro 2023 / Seleção Brasileira Júnior), Ítalo Penarrubia, Pedro Carvalho (3º colocado no Brasileiro Pro 2023), Pedro Quintas (Olimpíadas de Tóquio 2020) e Pedro Vita (campeão Brasileiro Amador 2023 / Seleção Brasileira Júnior) estão entre os inscritos. Entre as mulheres, Fernanda Galdino (Seleção Brasileira Júnior), Marina Praxedes, Leticia Gonçalves e Lua Vicente estão confirmadas.

“Minhas expectativas para esse evento são muito boas. Me sinto confiante nessa pista que sempre me lembra bons momentos. Não vejo a hora de voltar a competir naquela pista que sem dúvida é uma das minhas preferidas”, destaca Dan Sabino, de 16 anos, integrante da Seleção Brasileira Júnior.

O Circuito Brasileiro Profissional teve a primeira etapa em Curitiba, no último final de semana (02 e 03). As disputas passarão ainda por Cascavel, Florianópolis (SC) e Santos (SP). 

CRONOGRAMA

Sexta-feira (08)

Leia Também:  Polícia Civil inicia nova etapa de remoção de veículos apreendidos em delegacias da RMC

16h – Credenciamento

18h – Treinos oficiais – Feminino Profissional

19h às 22h – Treinos oficiais – Masculino Profissional

Sábado (09)

13h – Treinos oficiais – Masculino Profissional

15h – Treinos oficiais – Feminino Profissional

17h – Classificatória – Masculino Profissional 



Domingo (10)

11h30 – Treinos oficiais – Feminino Profissional

12h30 – Treinos oficiais – Masculino Profissional 


13h30 – Final
 – Feminino Profissional

14h30 – Final
 –  Masculino Profissional

15h30 – Best Trick – Feminino Profissional


16h – Best Trick
 – Masculino Profissional

17h – Premiação

Confira o calendário de etapas do Circuito Brasileiro de Skateboarding Profissional de 2024:

2ª etapa – Paraná Skate Pro – Park – Curitiba, de 8 a 10 de novembro;

3ª etapa – Cascavel Skate Pro – Park e Street – Cascavel, de 14 a 17 de novembro;

4ª etapa – Trinda Times Pro – Street – Florianópolis (SC), de 28 a 30 de novembro;

5ª etapa – Park e Street – Santos (SP), de 4 a 8 de dezembro.

Serviço:

Paraná Skate Pro

Local: Complexo Esportivo Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749)

Data: 8 a 10 de novembro

Horário: a partir de 18h na sexta, das 13h no sábado e das 11h30 no domingo

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Bombeiros seguem recebendo doações para vítimas do RS e renovam equipe de salvamento

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA