NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Publicado em

O Paraná será sede do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O encontro acontece de terça a quinta-feira (02 a 04), em Curitiba, e terá a participação de 21 estados, sob coordenação da Secretaria da Cultura do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior deve receber o grupo. O evento contará com representantes do Ministério da Cultura (MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Estamos contentes em receber o Fórum na nossa Capital, em um momento tão importante para a Cultura do País”, disse a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Tenho certeza que os colegas aqui presentes unirão forças para que, juntos, possamos contribuir com o governo federal apresentando propostas concretas para uma política cultural cada vez mais ampla e inclusiva”.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi criado como forma de fortalecer a discussão e a união em torno das políticas públicas para o setor. O grupo se manteve unido e ativo durante a pandemia, tornando-se fundamental para a articulação que aprovou a Lei Aldir Blanc, que liberou inéditos R$ 3 bilhões a estados e municípios para ações emergenciais na área da Cultura. Após a promulgação, o grupo trabalhou na padronização da operacionalização da lei para unificar um cadastro nacional.

Leia Também:  Matelândia recebe nesta semana a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça no Bairro

PROGRAMAÇÃO – O evento na capital paranaense será no Palácio Iguaçu e prevê um dia inteiro de discussões e deliberações sobre políticas públicas de cultura, tendo como pauta comum a Lei Paulo Gustavo, que está prestes a ser normatizada pelo governo federal e beneficiará estados e municípios.

Também está prevista a Assembleia-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a eleição da nova diretoria da entidade.

Os representantes dos estados participarão de visitas guiadas nos museus Paranaense e Oscar Niemeyer, ambos de gestão estadual, e terão encontro com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Ao final do Fórum, o grupo emitirá a Carta do Paraná, assinada pelos estados membros, que avançará nas propostas da normatização das Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, além de outras ações do Ministério da Cultura.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Livro sobre a natureza vira ferramenta de ensino na rede estadual do Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Unidades de Conservação do Paraná receberam 38 mil visitantes em julho

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA