NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná sedia encontro sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Publicado em

O Detran do Paraná recebe nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) o encontro de mais uma câmara temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desta vez, será da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião acontece na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba. Na semana passada, o Paraná sediou a reunião da Câmara Temática de Engenharia e Sinalização de Trânsito, no auditório da Celepar. 

Nos encontros, especialistas representando órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de segmentos organizados da sociedade atuantes no trânsito de todo o País discutem políticas públicas focadas na regulação e fiscalização do setor. 

O coordenador de Gestão de Serviços do Detran-PR, Marcel Cabral Costa, participa da Câmara de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito. “Esta câmara é referente à circulação de veículos, pessoas, pedestres e ciclistas. No encontro da semana passada discutimos novos conceitos e aprimoramentos técnicos sobre estes temas”, disse. “Estamos deliberando sobre manuais de ruas completas, medidas moderadoras de tráfego, manual de áreas escolares, assuntos muito importantes que impactam a sociedade”.

Leia Também:  Paraná terá dois estandes na maior feira de alimentos da América do Norte em maio

“As discussões nesta Câmara Temática são fundamentais para estabelecer como a engenharia pode atuar para melhoria da segurança viária”, disse Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR. Ele explica que as câmaras técnicas são órgãos de assessoramento e seus integrantes, divididos por temas, têm a responsabilidade de estudar, debater e oferecer sugestões e embasamentos para as decisões do Contran.

O Paraná participa de quatro das seis câmaras técnicas do Contran: Saúde para o Trânsito; Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Gestão e Controle do Pnatrans; e Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT). Integram estas câmaras temáticas oito colaboradores, sendo quatro titulares e quatro suplentes.  Além destas quatro, existem ainda as câmaras temáticas de Educação para o Trânsito e de Esforço Legal. 

PNATRANS  O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência. O Detran-PR agora busca criar uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária.

Leia Também:  Pontos impróprios melhoram e estão aptos para banho e prática de esportes, segundo IAT

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governador inaugura novo contorno rodoviário de Jandaia do Sul

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Compagas apresenta plano de expansão para o Norte do Paraná durante a ExpoLondrina

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA