NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Rosa em Ação leva atenção à saúde da mulher e serviços a Foz do Iguaçu

Publicado em

Foz do Iguaçu receberá no sábado (28) o Paraná Rosa em Ação, evento que tem como foco principal a sensibilização das mulheres para a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Diferente dos anos anteriores, outros 18 órgãos da administração pública estadual estarão presentes para oferecer mais de 40 serviços, como emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e estágio, orientações jurídicas, agendamento para testes de DNA, entre outros.

O encontro integra a campanha Paraná Rosa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e o gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa, idealizadora da inciativa.

A mobilização de 2023 encerra com o evento no dia 31, em Curitiba, contemplando assim as três Macrorregionais de Saúde do Estado.

“Por meio de mais uma etapa do Paraná Rosa em Ação, seguimos dando continuidade no propósito do governador Ratinho Junior, que é regionalizar e aproximar os serviços de saúde de toda população. O evento alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenção e tratamento oportuno dos cânceres de mama e do colo do útero, um fator determinante para favorecer o tratamento e a cura”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“O Governo já promove diversas ações durante o ano todo, tanto de saúde quanto de assistência social. A campanha Paraná Rosa é uma excelente oportunidade de reunir diferentes órgãos para continuar promovendo a saúde e ainda disponibilizar diversos serviços de ação social para toda a comunidade, especialmente para as mulheres. Neste ano temos um grande Paraná Rosa em Ação”, afirmou a primeira-dama do Paraná.

De acordo com Bianca Portela, chefe do escritório regional da secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), haverá também atrações culturais, além da oferta de serviços, mantendo a atenção ao cuidado com a saúde da mulher.

“Durante o Paraná Rosa em Ação será possível realizar encaminhamentos para agendamento de exames na unidade de saúde mais próxima à sua residência e receber vacinas, além de orientações sobre saúde bucal, mental e reprodutiva”, explicou Bianca.

O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, ressaltou que a conscientização é fundamental. “Encorajo a todos a se juntarem a nós nessa caminhada. Cada gesto, cada ação e cada palavra de conscientização podem fazer a diferença na vida de muitas mulheres. Vamos juntos transformar o Paraná Rosa em uma campanha contínua de cuidado e prevenção”, afirmou.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para a maratona universitária Hackathon Copel 2024

EXAMES – A mamografia de rastreamento deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora desta faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo e retração do mamilo, ou com risco de câncer de mama, de acordo com a avaliação do profissional de saúde.

Em relação ao câncer de colo do útero, a recomendação é que o exame seja feito em mulheres entre 25 a 64 anos. Os dois primeiros com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos a cada três anos.

Durante todo ano a Sesa oferece por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 450 mil exames de mamografia e mais de 1,2 milhão de exames citopatológicos e histopatológicos de mama e colo do útero.

Dados preliminares do Sistema de Informações do Câncer (Siscan) mostram que de janeiro a julho de 2023 foram feitos no Paraná 191.029 exames de mamografia. Já com relação ao citopatológico para detecção do câncer de colo do útero, dados parciais apontam 358.216 exames realizados.

ESTIMATIVAS – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente, depois do câncer de pele não melanoma. São estimados 3.650 novos casos a cada ano no Paraná. O câncer do colo do útero é o quarto mais frequente, com estimativa de 790 novos casos ao ano.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa surgiu em 1997 nos Estados Unidos e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama com diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando mortes pela doença.

Leia Também:  Com 73 obras e novo mobiliário, escolas do Estado estão bem estruturadas para o 2º semestre

PARANÁ ROSA – O Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama do Estado e teve sua primeira edição em 2019. O objetivo é levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso a exames para detecção precoce dos canceres de mama e do colo do útero.

Confira os parceiros participantes da ação e os serviços disponíveis:

Saúde: Ações preventivas ao câncer do colo do útero e de mama, vacinação, saúde bucal, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e tabagismo.

Agências do Trabalhador: serão ofertadas 350 vagas de emprego, sendo 100 delas exclusivas para mulheres.

Justiça e Cidadania: orientação ao imigrante – expedição do cartão de registro nacional migratório e CPF.

Procon/PR: orientação ao consumidor.

CIEE: vaga de estágio para menor aprendiz e atualização de cadastro.

Copel: cadastro no programa Energia Solidária, troca de titularidade, desligamento e negociação de débitos.

Defensoria Pública: agendamento para teste de DNA.

Detran: educação para o trânsito, atividades para as crianças voltadas à educação no trânsito e CNH digital.

Sanepar: cadastro no Água Solidária, alteração de dados e negociação de débitos.

Ame-se: divulgação da plataforma, parceria com corte de cabelo e automaquiagem.

Desenvolvimento Social e Família: emissão da Carteira do Autista, do Passe Livre e da carteirinha do ID Jovem.

Fazenda: cadastro e orientações sobre o Nota Paraná.

Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa: atendimento junto ao CREAS do município sobre violência contra mulher.

PCPR: orientações sobre proteção e denúncia de violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Agendamento para confecção de RG.

Polícia Penal: emissão de CPF.

Corpo de Bombeiros: orientações e exposições.

PMPR: exposições.

Fomento Paraná: apresentação das linhas de financiamento do Banco da Mulher.

Cultura: apresentações de música e dança.

Cohapar: cadastro e atualização para regularização fundiária e orientações referentes aos programas habitacionais.

Educação: campanhas da área de educação de proteção à criança. Atendimentos relacionados a matrícula e rematrículas.

Serviço:

Paraná Rosa em Ação – Foz do Iguaçu

Data: 28/10/2023

Horário: das 9h às 17h

Local: Praça da Paz (Rua Barão do Rio Branco, 78 – Centro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para a maratona universitária Hackathon Copel 2024

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Avanços e recordes dos portos paranaenses são tema do 22º Encontros Folha, em Londrina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA