NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe certificado pela melhor liquidez fiscal do Brasil

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (7) no Fórum Estadual de Gestores Públicos em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, um certificado do Centro de Liderança Pública (CLP) pelo primeiro lugar em todo o País no Índice de Liquidez do último Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado em 2023. O indicador avalia a capacidade do Estado de cumprir obrigações financeiras com base em seus recursos disponíveis.

Depois do Paraná aparecem Bahia (2º), Espírito Santo (3°), Paraíba (4º), Mato Grosso (5º) e Goiás (6º). Os demais estados do Sul estão em 7º (Santa Catarina) e 26º (Rio Grande do Sul), o último da classificação.

O Paraná subiu cinco posições em relação a 2022 em Liquidez, que está dentro do pilar Solidez Fiscal. Nesse quesito o Paraná demonstrou avanços importantes, com progresso em seis dos nove indicadores. Os outros destaques foram em Solvência Fiscal (4ª para a 8ª colocação), Dependência Fiscal (do 9º para o 7º lugar), Gasto com Pessoal (do 17º para o 11º lugar), Poupança Corrente (do 7º para o 4º lugar) e Resultado Primário (do 15º ao 6º lugar).

Leia Também:  Transporte coletivo de Toledo terá pagamento de passagem por aplicativo

No pilar da Solidez Fiscal como um todo, o Paraná obteve nota 69, em uma escala que vai de 0 a 100. Com o resultado, o Estado galgou uma posição neste âmbito em relação ao relatório de 2022.

O Paraná figurou novamente no pódio dos estados mais competitivos do Brasil, ao lado de Santa Catarina e São Paulo, no relatório divulgado em agosto do ano passado. Os principais destaques do Estado, além da Solidez Fiscal, são em sustentabilidade ambiental, com nota máxima, de 100, no qual o Paraná figura em primeiro do País, e eficiência da máquina pública, com 95,2, indicador em que o Paraná é segundo do ranking nacional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Governo do Estado apresenta Plano Plurianual de R$ 250 bilhões em Foz do Iguaçu

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Estado firma acordo com ICI para levar iniciativas inteligentes a cidades do Interior

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA