NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná participa do maior evento sobre energias renováveis  da América Latina

Publicado em

O Paraná participa da 10ª edição do Fórum de Biogás, realizada em São Paulo nesta segunda e terça-feira (13 e 14), considerado o maior evento do setor da América Latina. Técnicos da secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) estão no encontro que reúne instituições e empresas para discutir temas relacionados à cadeia produtiva de energia renovável, com destaque para biogás e biometano no Brasil. 

Organizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), este é o primeiro evento internacional do setor no país e conta com palestrantes e comitivas estrangeiras. O objetivo principal é promover a conexão entre representantes de entidades públicas e empresas privadas, apresentando as tendências do setor e buscando oportunidades para impulsionar negócios e desenvolvimento sustentável.

Os profissionais da Seic, participam, principalmente das discussões sobre temas como produção, benefícios e consumo do biogás e biometano, já que o Paraná emerge como um potencial líder no cenário destes dois produtos, com cerca de 70% do território propício para a produção dos biocombustíveis.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 190 quilos de maconha em operação na PR-323, no Norte

Gustavo Wolff, diretor de Fomento da Pasta, destaca a expectativa de explorar as possibilidades de diversificação da produção de biogás e biometano, e impulsionar negócios em todo o Paraná. “A ampla gama de produtos e subprodutos provenientes do refinamento do biogás e biometano, que abarca desde o hidrogênio verde até hidrocarbonetos sustentáveis, representa uma oportunidade significativa para a expansão deste mercado”, destacou.

Para ele, o evento representa uma oportunidade para a troca de experiências entre empresas e agentes de diversos setores. “O avanço do setor no Brasil e as oportunidades e desafios para o mercado regional são tópicos de relevância que são discutidos aqui. São tendências para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade”, disse ele. 

REFERÊNCIA – O destaque do Paraná no cenário de biogás e biometano se deve especialmente às sobras da produção animal na Região Oeste. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Ricardo Barros, enfatiza o compromisso do Governo do Estado em transformar resíduos em fonte de energia, dada a liderança na produção de frangos e a segunda colocação em suinocultura.

Leia Também:  Governo faz rodada de visitas aos Centros de Referência de Atendimento à Mulher

“Estamos trabalhando ativamente em ações que permitam a produção e comercialização de biogás e biometano, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a matriz energética do país. Nosso compromisso é impulsionar iniciativas que explorem todo o potencial desses biocombustíveis, incentivando a inovação e a adoção de tecnologias limpas para um futuro mais sustentável”, afirmou.

FÓRUM – O Fórum do Biogás chega a sua 10ª edição, desta vez comemorativa aos 10 anos de atuação da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), com o apoio da World Biogas Association (WBA).

A ABiogás conta com mais de 150 empresas associadas que representam todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento de biogás. O objetivo é aumentar a participação do biogás na matriz energética brasileira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Governo do Paraná: Emplacamento 100% digital

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA