NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná lidera contratação de mulheres entre os estados do Sul em 2023, aponta Caged

Publicado em

De janeiro a julho de 2023, o Paraná teve um saldo positivo de 32.507 novos postos de trabalho ocupados por mulheres, conforme dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (30). Esse número representa quase metade (41%) dos 77.674 empregos gerados no ano em todo o Estado.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, esse número também representa 37,84% das 85.901 vagas ocupadas por mulheres na região Sul do País em 2023. Santa Catarina acumula 27.902 até o momento, enquanto o Rio Grande do Sul registra 25.492. Os números do Paraná também são maiores do que a soma dos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Amazonas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia, Paraíba, Sergipe e Acre.

Ainda no acumulado do ano, o Paraná ocupou o quarto lugar no ranking nacional de empregabilidade feminina, com uma diferença de 304 novos empregos para o terceiro colocado, o Rio de Janeiro (32.811). São Paulo liderou com 138.002 novos encaixes, seguido de Minas Gerais, com um saldo de 54.134 para este recorte.

Leia Também:  Portos do Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores

No mês de julho, o Paraná registrou um saldo positivo de 1.506 vagas de empregos femininos, mantendo o primeiro lugar entre os estados do Sul. Santa Catarina, segundo colocado, terminou o mês com 55 novos encaixes de mulheres, enquanto o Rio Grande do Sul teve saldo negativo, com a perda de 960 empregos.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a permanência do Paraná na liderança do ranking de empregos ocupados por mulheres entre os estados do Sul reflete uma série de ações adotadas pelo Governo do Estado para ampliar a inserção delas no mercado de trabalho. “Todas as nossas 216 Agências do Trabalhador estão orientadas a promover ações de empregabilidade focadas em vários recortes, em especial para as mulheres. Isso certamente tem contribuído para o volume de mulheres empregadas formalmente”, afirmou.

“É possível observar, com base nos dados do Caged, que o Paraná é o estado que mais oferece oportunidades para mulheres no Sul. Nos últimos sete meses, permanecemos no topo do ranking regional. E como iniciamos 2023 com vasta oferta de cursos gratuitos para qualificação profissional, a expectativa é que o saldo de novos empregos ocupados por mulheres seja maior nos próximos meses”, destacou Moraes.

Leia Também:  Encontro estadual de ciência, inovação e tecnologia reuniu grande público em Guarapuava

Confira as análises de julho e no acumulado do ano .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Portos do Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA