17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    Paraná leva equipe de saúde aos EUA para garantir avanços no tratamento do autismo

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    Com objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde para a continuidade das ações no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou esta semana uma equipe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência para capacitação no Florida Institute of Technology/The Scott Center for Autism Treatment, em Melbourne, nos Estados Unidos. A Sesa visa qualificar o atendimento dos usuários com suspeita e/ou diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe retorna dos EUA nesta sexta-feira (06).

    Um dos resultados desse encontro é o novo módulo presencial para formação de multiplicadores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que será ofertado a partir de 2024.  

    A Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesa mantém parceria com o instituto americano para oferta de cursos a distância em Análise do Comportamento Aplicada para a formação de multiplicadores no Estado. Esses cursos capacitaram e continuam formando profissionais de saúde que atendem pessoas com autismo e seus familiares. Agora a metodologia dá um passo à frente e investe no treinamento presencial, impactando ainda mais na melhora da qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento da autonomia das pessoas.

    A capacitação EaD multiprofissional em ABA voltada ao TEA para profissionais de saúde da rede SUS já reuniu 1.846 alunos inscritos. Já a capacitação EaD em ABA para pais, cuidadores e educadores, disponível desde 2021, conta com 42.800 inscritos. Ambas estão no site da Escola de Saúde Pública do Paraná, pelos links módulo de conteúdos e Avasus.

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    O Paraná foi um dos primeiros estados a incluir a terapia Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), na rede pública de saúde. A implantação do método trouxe esperança àqueles que lutam pela terapia, já que o tratamento é considerado o mais avançado para o TEA.  

    Evidências científicas indicam melhoras nos sintomas do autismo a partir do ABA, que proporciona aos autistas o desenvolvimento de sua autonomia por meio da aprendizagem de importantes habilidades sociais e motoras nas áreas de comunicação e autocuidado, além da redução de comportamentos não adaptativos, como estereotipias, agressividade e controle de raiva.

    “O número de pessoas capacitadas já é expressivo no Estado e mostra um impacto positivo do acesso à educação em saúde. Essa metodologia reconhecida internacionalmente, com comprovação científica, é uma grande ferramenta para pais e tutores, além dos profissionais de saúde. Auxilia a melhorar cada vez mais o atendimento e a proximidade do cidadão com estes temas tão importantes”, ressaltou o secretário Beto Preto.

    “Esse aperfeiçoamento auxilia os profissionais de saúde na identificação de sinais e, quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, melhores as chances de reduzir os sintomas. É importante que profissionais da saúde, professores, pais e familiares estejam atentos aos sinais de mudança no comportamento, principalmente de crianças até aos três anos de idade”, alertou a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes.   

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    CONHECIMENTO – Além dos treinamentos, a equipe da Florida Institute of Technology auxiliou a Sesa no desenvolvimento do Protocolo de Avaliação e Atendimento à Pessoa com TEA, adotado no SUS local, disponibilizando instrumentos traduzidos para língua portuguesa. “Nossa equipe da Sesa acompanha esta metodologia, que é uma das mais desenvolvidas e indicadas no mundo para o autismo. Queremos levar o melhor atendimento para o Estado”, acrescenta a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, Aline Jarschel de Oliveira, que está nos EUA..  

    DIREITOS – As ações realizadas pela Saúde seguem em consonância com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. Para mais informações acesse AQUI.

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

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    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

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    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

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    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

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