NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná enviará 25 propostas à Conferência Nacional da Assistência Social

Publicado em

A Conferência Estadual da Assistência Social foi concluída nesta quinta-feira (05) com a definição das propostas que o Estado enviará à Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília de 05 a 08 de dezembro. Elas foram discutidas e aprovadas no encontro em Cascavel, com a participação de mais de mil pessoas. A base dos debates foram as propostas oriundas conferências municipais, realizadas de abril a maio.

A Conferência Estadual propõe à União que sejam garantidos recursos financeiros e apoio técnico para implantação da vigilância socioassistencial como ferramenta de gestão, benefícios e transferência de renda. Também requer que seja aprovada a Emenda Constitucional 383/2017, assegurando 1% da Receita Corrente Líquida da União para a assistência social.

O encontro de Cascavel aprovou 25 propostas, sendo 15 para melhorias nas políticas públicas do Estado e 10 para políticas públicas federais. Todas elas são vinculadas aos cinco eixos das políticas públicas: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda.

A Conferência Estadual também elegeu os membros da delegação do Paraná para a Conferência Nacional. São 48 delegados representantes da sociedade civil, 48 da esfera governamental e 12 do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS).

Leia Também:  Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural

A coordenadora da Política da Assistência Social do Paraná e presidente do CEAS, Renata Mareziuzek, avaliou o encontro como muito positivo. “Reunimos mais de 350 delegados que votaram temas prioritários para o Estado e para a União. Mais de 550 pessoas participaram das discussões sobre conquistas, avanços e desafios da Política da Assistência Social, para que ela seja cada vez mais fortalecida”, disse.

Ela lembrou que no encontro em Cascavel foram confirmadas importantes medidas para o setor: o Piso Único da Assistência Social e o repasse de R$ 8,2 milhões do incentivo de Proteção Social Básica e Benefícios Eventuais da Assistência Social.

Para a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Raquel Martins, o CEAS e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família promoveram uma experiência democrática ampla do Sistema Único de Assistência Social. “Técnicos dos municípios, junto com usuários e representantes de entidades socioassistenciais puderam debater e votar propostas para a etapa nacional. O SUAS se fortalece com o processo de conferências e todos ganham com a participação no exercício democrático”, afirmou.

Leia Também:  Ipardes lança nova edição da Revista Paranaense de Desenvolvimento

APRENDIZADO Esta foi a primeira vez que Thalita Gonçalves dos Santos, usuária do Sistema Único da Assistência Social, de Querência do Norte (Noroeste), participou de uma conferência. “Foi um momento único e de muito aprendizado, oportunidade para tirar dúvidas”, disse. “Sem falar no apoio que recebi, porque vim com a minha filha de um ano e 10 meses e todos nos ajudaram”.

Ela será uma das representantes do Estado do Paraná em Brasília. “É gratificante poder representar a minha cidade e também a sociedade de Ilhéus de Querência do Norte, que é banhada pelo Rio Paraná. Essa foi a primeira conferência, de muitas que ainda estão por vir”, afirmou.

Confira as propostas do Paraná à Conferência Nacional  AQUI .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

Published

on

By

Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

“O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Leia Também:  Taxa de desemprego segue em queda e chega a 4,6% no Paraná, 5ª menor do País

O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA