PARANÁ
Paraná e Hungria firmam parceria nas áreas de inovação e tecnologia
Publicado em
4 de outubro de 2023por
Itajuba TadeuO Governo do Paraná e o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo assinaram nesta quarta-feira (4) um memorando de entendimentos para fomentar parcerias nas áreas de inovação e tecnologia entre o Estado e o país europeu. O objetivo é aproximar instituições governamentais e empresas dos dois países para avaliar potenciais cooperações. O acordo envolve a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
A comitiva formada por representantes consulares e da iniciativa privada da Hungria foi recebida pelo vice-governador Darci Piana no Palácio Iguaçu. “O Paraná é uma referência nacional na pesquisa, inovação e tecnologia. Estamos sempre abertos a parcerias que ajudem a estimular a economia local, com mais competitividade e oportunidades às empresas e instituições paranaenses”, afirmou Piana.
A intenção com o memorando é estimular a troca de experiências e tecnologias entre instituições públicas e privadas, em especial nas áreas de agronegócio e de produtos químicos, por exemplo.
Uma das parcerias estudadas envolve o Tecpar e uma empresa húngara de fertilizantes orgânicos. “Já temos uma oportunidade de iniciar esta aproximação do Paraná com a Hungria trazendo tecnologia que promove um processo de esterilização ambientalmente amigável, por exemplo. O primeiro objetivo do Tecpar é disponibilizar este produto de forma abrangente no Paraná, especialmente para pequenas propriedades que participam do programa Paraná Mais Orgânico”, afirmou o diretor-presidente do instituto, Celso Kloss
O programa Paraná Mais Orgânico auxilia os produtores fornecendo o conhecimento técnico necessário para converterem as lavouras tradicionais para o modelo que dispensa o uso de agrotóxicos, sementes transgênicas e outras substâncias tóxicas ou sintéticas, conforme determina a legislação brasileira.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a parceria atende a uma atividade em expansão no Estado, com possibilidade de desenvolvimento de novas tecnologias. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos do País, com cerca de 3,7 mil propriedades certificadas.
“Este é um exemplo de parceria que buscamos. Não apenas um produto que se alinhe com o que nós priorizamos aqui no Paraná, mas parcerias que aproximem setor produtivo, academia e instituições, com transferência de tecnologia, geração de emprego e renda”, afirmou Bona.
- Estado lança edital para empresas interessadas em projetos acadêmicos inovadores
-
Tecpar lança programa que certifica projetos e empresas para redução de carbono
REFERÊNCIA – Durante o encontro, a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, afirmou que a parceria entre o país europeu e o Paraná é promissora pelas afinidades existentes e pelos índices de desenvolvimento do Estado. “O Paraná é a quarta economia do Brasil, um dos destaques nacionais em desenvolvimento, está entre os mais competitivos do país e tem vocação para ser o supermercado do mundo. Tudo isso graças à tecnologia. A Hungria tem interesse em colaborar com o Estado, trazendo inovações e novas soluções”, afirmou.
AGENDA – Além da reunião entre as autoridades e da assinatura do documento, a comitiva visitou a sede do Tecpar na Cidade Industrial de Curitiba e o campus de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião a chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná, Ligia Maria Scherer; a cônsul-geral de Ciência e Tecnologia da Hungria em São Paulo, Júlia Mórován; o cônsul-honorário da Hungria em Curitiba, Marco Aurélio Schetino de Lima; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Silva Junior; a diretora de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Simone Campos; o diretor de Administração e Finanças do Tecpar, Giovani Brito; a procuradora jurídica do Tecpar, Adrianne Correia Pereira; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do São Francisco, José Mauro Pereira; o diretor-presidente da Blinmed, James Giacomassi; o diretor-presidente da Pannon Trade, Arpád Brányi; e Attila Kovács, Rafael de Boni da Silva, Marcin Hasznos e Alexandre Susin, representantes da Fertilsul.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia

CNJ abre consulta pública para definição das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026

Recurso apresentado no TJPR será enviado para OAB

Equipe Interprofissional de Referência em Saúde Mental (Intersam) do GMF lança relatório de 2024
TJPR contrata contadores para atuação na gestão de precatórios
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena
-
Justiça6 dias ago
Desembargador José Antônio Vidal Coelho
-
Justiça4 dias ago
TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva
-
Justiça4 dias ago
TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques