NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná cria Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres

Publicado em

O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.

Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia. A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.

Leia Também:  Paraná vai agilizar importações como primeiro estado a liberar ICMS automático

O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.

“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.

Leia Também:  Mutirões de emprego atenderam 2,6 mil jovens do Paraná em janeiro

A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Batalhão de Polícia Ambiental localiza desmatamento e aplica multa de R$ 84 mil

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  7.113 quilombolas do Paraná vivem em 68 localidades de 22 municípios, aponta IBGE

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA