NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Anjo Inovador divulga novas datas no cronograma da segunda edição

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), divulgou alterações no cronograma da segunda edição do Paraná Anjo Inovador, o maior programa de incentivo financeiro público para startups do Brasil.

A divulgação do resultado das empresas selecionadas estava prevista para 31 de julho, mas, devido ao alto número de inscrições, houve necessidade de adiar as datas das etapas subsequentes do edital. O resultado final das empresas aprovadas sairá em 19 de novembro e será publicado na página do programa.

Nesta segunda edição, foram 545 projetos inscritos, representando quase o triplo de inscrições e um aumento de 190% em comparação com a edição anterior, realizada em 2023, que teve um total de 188 submissões de projetos.

O programa também teve impacto no fomento do empreendedorismo paranaense e na criação de startups. Das 469 empresas que inscreveram projetos nessa edição, 101 foram abertas entre o período de publicação do edital e a data final de submissões de propostas.

Leia Também:  Mutirão em parceria com Exército encaminha 270 jovens para o mercado de trabalho

Dos inscritos, até 80 serão selecionados para receber um aporte financeiro de até R$ 250 mil para o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos inovadores. O foco é selecionar startups que estejam trabalhando em soluções nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.

Dentre os objetivos do Paraná Anjo Inovador está o impulsionamento da cultura de inovação em todos os cantos do Estado. Na edição de 2024, o programa também teve um aumento no número de municípios participantes. Ao todo, foram recebidas propostas de startups de 58 cidades paranaenses.

Os municípios com mais projetos inscritos foram Curitiba (202), Maringá (76), Cascavel (35), Londrina (30) e Toledo (24). Já as cidades que tiveram startups participando pela primeira vez do programa são Campo Largo, Pérola, Mandaguaçu, Marialva, Presidente Castelo Branco, Sarandi, Barbosa Ferraz, São Mateus do Sul, Jandaia do Sul e Palotina.

Leia Também:  Rede estadual ofertará 13 novos cursos técnicos em parceria com o Senai Paraná

Confira as novas datas do edital:

Resultado final da admissibilidade documental – 07/10/2024

Análise técnica do mérito e seleção das propostas – 08/10/2024 a 25/10/2024 

Divulgação das propostas aprovadas – 28/10/2024

Prazo para interposição de recursos administrativos das propostas Aprovadas – 29/10/2024 a 05/11/2024

Divulgação do resultado dos recursos e resultado final dos aprovados – 19/11/2024

Celebração dos Termos de Outorga de Subvenção Econômica – início em 20/11/2024

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Novo edital para implementar vias marginais em Pitanga inicia fase de habilitação

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Governo cria gabinete de crise para atender deslizamentos na BR-376 e demais rodovias do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA