NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná ajuda atendimentos em Santa Catarina com bombeiros e helicóptero

Publicado em

O Governo do Paraná enviou na segunda-feira (9) uma equipe aérea de quatro pessoas do Corpo de Bombeiros com um helicóptero Falcão 08, do BPMOA (Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar), para o município de Rio do Sul, em Santa Catarina. Na cidade, o Corpo de Bombeiros catarinense montou sua base de atendimento para a região, de onde estão sendo realizadas várias missões para atender a população vítima das chuvas dos últimos dias.

De acordo com as autoridades locais, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência, e, ao todo, 135 municípios registraram ocorrências em virtude das chuvas

“Estamos atuando em diversas missões em apoio ao estado vizinho, típicas de situações emergenciais como essa. Nesta semana transportamos pacientes que precisavam fazer hemodiálise em Rio do Sul e estavam isolados dos municípios vizinhos. Foram 10 pacientes de Rio do Oeste, Agrolândia, Taió e Santa Terezinha”, explica o tenente Leonardo Andri Doris, um dos integrantes da equipe, que ainda conta com o major Alexandre Creplive Zem, o cabo Rudy Prestes Carvalho e o soldado Maykon Felipe dos Santos.

Leia Também:  Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

A base em Rio do Sul, além da ajuda paranaense, conta ainda com dois helicópteros dos Corpo de Bombeiros e um da Polícia Militar de Santa Catarina, além de outro da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, apesar do tempo firme na maior parte do estado, permanece alto o risco de deslizamentos devido ao solo encharcado. O retorno da chuva está previsto para esta quarta-feira (11).

NO PARANÁ – A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgou nesta terça-feira (10) mais um boletim atualizado sobre a situação das fortes chuvas que ocorreram sobre boa parte do Paraná nos últimos dias. O número de pessoas afetadas subiu de 19 mil para pouco mais de 28 mil em 61 municípios, de acordo com o órgão estadual, devido, principalmente, às cheias do Rio Iguaçu, na região de União da Vitória, no Sul.

Leia Também:  Governo viabiliza primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel

No total, 520 pessoas permanecem desalojadas (em casas de amigos ou parentes), enquanto outras 271 estão desabrigadas (temporariamente em abrigos públicos). Em Irati, no Centro-Sul, onde ocorreu uma morte, uma pessoa tida como desaparecida foi encontrada com vida. Outras sete pessoas de quatro cidades acabaram se ferindo em decorrência das complicações causadas pelas tempestades.

As equipes locais e estaduais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar estão atendendo a população com resgate das pessoas em situação de risco e transporte para locais seguros. Em União da Vitória, que se tornou a cidade mais atingida do Estado devido à cheia de seis metros e meio do Rio Iguaçu, moradores tiveram que deixar suas casas. Desde o dia 2 de outubro, os alertas à população, assim como a mobilização junto às redes sociais e outros canais de comunicação, auxiliaram para que a informação sobre as chuvas chegassem a todos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Dez mil policiais militares do Paraná são capacitados para o combate à violência contra a mulher

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Servidores do Executivo estadual podem fazer pós-graduação gratuita em turismo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA