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Para incentivar turismo, Paraná participou de 25 exposições, feiras e festivais em 2023

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O crescimento do turismo no Estado do Paraná se reflete pela presença do Governo do Estado em feiras e festivais nacionais e internacionais. Em 2023, o Paraná levou os atrativos turísticos para 25 eventos desses portes, um aumento de 56% da participação do poder público com relação ao ano de 2022, no qual o Estado se fez presente em 11 feiras e festivais.

As feiras nacionais com estande do Estado foram a 37° Ugart, Festuris, 11 Meeting Corporativo & Lazer (Rio Grande do Sul); Avistar 2023, Boat Show, 17 Meeting Corporativo & Lazer (São Paulo); Boat Show, Abav Expo, 14 Meeting Corporativo & Lazer (Rio de Janeiro); Convenção BWT Operadora (Bahia); Festival de Turismo de Alagoas (Alagoas); BTM – Brazil Travel Market (Fortaleza); 9º Meeting Corporativo & Lazer (Pernambuco); e 1º Meeting Corporativo & Lazer (Distrito Federal).

Entre as feiras de outros países que contaram com a marca Paraná estiveram a FIT America Latina, na Argentina (Buenos Aires), e a Feira Internacional do Turismo (FIT) no Paraguai.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, essa participação é fundamental para atrair novos turistas. “O turismo é um gerador de emprego e renda para os paranaenses e temos um potencial enorme que precisa ser apresentado para outros estados e países. Precisamos vender o Paraná como destino turístico e estamos vendo que temos conseguido”, disse.

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Ele destaca, ainda, que de maneira inédita o Paraná sediou uma das maiores feiras da América Latina, o Foz International Boat Show, no mês passado, no Oeste do Estado, o primeiro realizado em água doce – o evento antes era realizado apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além desse grande evento, que reuniu mais de seis mil pessoas e permitiu a geração de R$ 30 milhões em negócios voltados ao lazer do turismo náutico, também foram realizados em solo paranaense o Festival de Turismo Cataratas, Feira EBS, 26ª Expo Turismo Paraná, Fórum de Turismo de Negócios, Empreende Week 2023, Expo Motor Home, Expo Maringá e11 Meeting Corporativo & Lazer.

EVENTOS MUNICIPAIS – Para a promoção do potencial turístico do Paraná, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, também impulsionou, de maneira inédita, mais de 40 eventos nos municípios. Ao todo, estão em andamento incentivos para mais de 100 eventos dessa natureza.

“Esta é uma maneira de alavancar o potencial local dos municípios que dependem da exposição de seus atrativos, muitos deles ligados ao turismo de natureza e de negócios, para a movimentação da sua economia”, afirma o diretor de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Secretaria do Turismo, Fábio Skraba.

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No site da Secretaria do Turismo, é possível acompanhar todo o calendário turístico do mês.

TEMPORADA DE CRUZEIROS – O Litoral do Paraná também se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais neste ano. A operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá em dezembro. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá até o dia 8 de março de 2024.

Fonte: Governo PR

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Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

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A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

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O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

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A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

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