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Ouvidoria-Geral do Estado completa 33 anos e se consolida como ferramenta de gestão

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A Ouvidoria-Geral do Estado completa 33 anos de existência com 1.306.308 manifestações recebidas neste período, e procura crescente. O aniversário é nesta sexta-feira (15), mesmo dia em que é comemorado o Dia do Consumidor e, no sábado (16), Dia do Ouvidor. Com estrutura reforçada e especializada, essa coordenadoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem se tornado ferramenta para orientar gestão e referência para a população e servidores estaduais.

Recentemente, a Ouvidoria-Geral passou a ocupar uma área reservada dentro da CGE e foi inaugurada a Sala de Acolhimento, com prioridade para atendimento da Ouvidoria da Mulher Servidora. O objetivo é fornecer ambiente privado e adequado para a escuta de assuntos sensíveis.

A procura pelo serviço de 1º de janeiro a 13 de março de 2024 aumentou 19,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 34.587 manifestações para 41.400. “Entendemos que ouvir o cidadão e dar encaminhamento às suas reivindicações é fundamental para aprimoramento da gestão e bom funcionamento da administração pública. Além disso, trabalhamos para atender cada vez com mais precisão as necessidades da população”, afirmou a controladora-geral do Estado, Luciana Silva.

O Paraná foi o primeiro estado a instituir o serviço de ouvidoria por meio do Decreto 22/1991, que nomeou o primeiro ouvidor-geral do Estado. Atualmente, a Ouvidoria-Geral do Estado coordena 77 ouvidorias setoriais, instaladas nos órgãos e entidades do Executivo. “Trabalhamos integrados, as ouvidorias setoriais são fundamentais e sem as quais não faria sentido existir uma Ouvidoria-Geral. São servidores que se empenham em tratar as demandas e apresentar soluções”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

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Todos os ouvidores usam o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria – Sigo, desenvolvido e implantado pela Celepar em 2011. Assim, as reivindicações que chegam na ouvidoria de qualquer órgão estadual são acompanhadas pela Ouvidoria-Geral.

Yohhan Souza explica que as informações colhidas no sistema geram gráficos e tabelas que podem apontar onde a população tem encontrado dificuldades. Para analisar as centenas de manifestações recebidas diariamente foi criado o Núcleo de Informações Estratégicas, dentro da Coordenadoria de Ouvidoria.

“Esse olhar mais apurado nas reivindicações do cidadão nos permite identificar áreas ou serviços com algum problema de atendimento. A informação é levada ao gestor, que passa a ter mais dados para tomar suas decisões”, detalhou.

O trabalho de rever as manifestações se reverte principalmente em favor das pessoas que procuram a Ouvidoria. O serviço não está livre de receber mensagens sem sentido, como letras de músicas, hinos e receitas de bolo. Das manifestações recebidas de janeiro a março do ano passado, 7% eram trotes, que, neste ano, somaram 4,8%.

CUIDADO Foi esse cuidado que identificou, entre as contumazes manifestações de um usuário, um pedido de ajuda. “Esse cidadão costumava enviar, geralmente de madrugada, dezenas e, às vezes, centenas de manifestações sem sentido. Porém, entre os textos estava o pedido de auxílio”, detalhou Souza.

Na mensagem, ele explicava que mãe estava passando mal e ele, por ser esquizofrênico, não conseguia ajudá-la. Diante da suspeita de que seria algo sério, o texto foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde, que acionou os órgãos municipais, responsáveis pela busca ativa. Os profissionais confirmaram a veracidade da informação e prestaram o auxílio necessário à mulher.

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EXEMPLOS – Mesmo reclamações que não impliquem diretamente um serviço podem servir de alerta. Foi o que aconteceu, ano passado, em uma penitenciária do Paraná. A grande quantidade de manifestações recebidas pela Ouvidoria Setorial com relação à situação dentro das celas, feitas por familiares de detentos.

“Assim que percebemos o aumento crescente no número de reclamações e solicitações que nos chegavam sobre aquela penitenciária, a ouvidoria setorial avisou a gestão. E providências foram tomadas”, comentou o coordenador de Ouvidoria.

Segundo ele, outra área diretamente beneficiada pelo serviço é a da saúde. “Por meio da Ouvidoria, conseguimos rever processos de liberação de medicamento, que foram avaliados novamente e o cidadão recebeu o remédio”, citou Souza. Ele explicou que não pode dar detalhes dessas ações, devido ao compromisso com o sigilo que caracteriza o serviço dos ouvidores.

Serviço:

Registre sua reivindicação na Ouvidoria:

Formulário on-line, com link em todas as páginas do Governo do Estado

Pelo telefone: 0800 041 1113

Por WhatsApp: (41) 3883-4014

Por e-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h)

Fonte: Governo PR

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Novo residencial com 360 apartamentos é entregue em Londrina com apoio do Estado

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O sonho de conquistar um lar se tornou realidade para os 360 novos proprietários do Residencial Lituânia. Os módulos I e II do empreendimento foram entregues pela Cohapar nesta terça-feira (08), em Londrina. A obra de R$ 126 milhões foi viabilizada por meio da parceria entre Governo do Estado, Caixa e MRV Engenharia. Ao todo, foram destinados mais de R$ 4,9 milhões em recursos estaduais para custeio do valor de entrada dos apartamentos a 295 famílias, através do programa Casa Fácil Paraná.

O montante aplicado pelo Estado é concedido para facilitar a aquisição da moradia própria às pessoas com renda de até quatro salários mínimos. Somado ao subsídio estadual, os compradores também conseguem descontos variáveis pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida e têm a possibilidade de utilizar o FGTS para redução do saldo devedor.

Com esses incentivos, os financiamentos com a Caixa Econômica Federal ficam com condições ainda mais acessíveis. Os novos mutuários vão pagar parcelas a partir de R$ 700 mensais e os contratos podem ser quitados em até 30 anos.

O Residencial Lituânia é composto por 448 unidades habitacionais no total, distribuídas em cinco torres com elevadores. A conclusão da entrega do último módulo, com os 88 apartamentos restantes, está prevista para maio.

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Com metragens entre 43,60 a 50,66 m², os apartamentos têm plantas de dois quartos, banheiro, sala com sacada, cozinha integrada com área de serviço e uma vaga de garagem. O condomínio dispõe de unidades com opção de sacada com churrasqueira e outras com garden privativo no pavimento térreo.

Os imóveis são entregues com piso laminado na sala e quartos, acabamento cerâmico nas áreas molhadas, louças no banheiro, dispositivos economizadores nos sistemas de vazão, ar e descarga, entrada de ar-condicionado, bancada de mármore sintético na cozinha e tanque também do mesmo material.

O empreendimento fica na zona Norte da cidade, próximo a centros comerciais, serviços públicos e com fácil acesso ao centro. Conta com guarita, coleta seletiva, sistema de segurança com portas especiais e ampla estrutura de lazer, equipada com piscinas, parquinho, área para pets, quiosque com churrasqueiras e bicicletário.

MUDANÇA DE VIDA – Contemplados com subsídio do Casa Fácil Paraná, a autônoma Kauany Karina Silva, de 23 anos, o marido Matheus e os dois filhos estão na expectativa para mudar o mais rápido possível para o novo apartamento. Eles viviam em imóvel cedido por parentes e a conquista do próprio lar só se tornou possível com o apoio do Estado.

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“Nossa família inteira estava esperando muito por esse dia. Por mim já mudaria hoje mesmo. Morávamos em casa cedida, mas agora com a nossa fica melhor. O subsídio ajudou demais, foi muito bom, porque conseguimos o maior valor e ficou mais fácil para financiar o restante”, destacou ela.

A assistente jurídica Giovanna Alexandria Ongaratto, 21 anos, não segurou a emoção e gratidão pela conquista da moradia própria, ainda mais com pouca idade. Segundo ela, o desconto do Casa Fácil foi o diferencial que possibilitou a concretização desse sonho.

“Moro com minha mãe, mas ajudo em casa. Então as contas sempre são apertadas. E com esse subsídio ajudou muito, ele abre portas para pessoas que estão na faculdade, igual a mim, e que estão entrando agora no mercado de trabalho. Agora eu venho para o tão sonhado apartamento”, comemorou.

Fonte: Governo PR

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