NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica lota Guairão e arrecada milhares de doações para a campanha Aquece Paraná

Publicado em

O Teatro Guaíra foi tomado pela sinfonia da solidariedade na manhã deste domingo (18). Cerca de dois mil cobertores e agasalhos foram trocados por ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, que lotou o auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky”, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

A ação foi uma parceria entre a Superintendência Geral de Ação Solidária, do Governo do Estado, que promove a campanha Aquece Paraná 2023, e a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Esse foi um dia muito especial para todos nós, pois representou nossa união para ajudar e aquecer os mais necessitados. Essa ação surgiu de uma ideia da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, e da Luciana Casagrande, nossa secretária estadual da Cultura, que lideraram tudo com muito carinho”, destacou Roberto Tibiriçá, maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, na abertura do evento.

“O resultado dessa incrível iniciativa não poderia ter sido mais gratificante. O sucesso do concerto solidário mostra o poder da música e da união de uma comunidade em prol de uma causa nobre”, afirmou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Para nós do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi uma honra poder fazer parte da campanha Aquece Paraná. Agradecemos a adesão do público, sem isso nada teria sido possível”, acrescentou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente da instituição.

Leia Também:  De maneira inédita, Governo propõe aumento de recursos para hospitais do Paraná

CONCERTO – O programa incluiu as obras “Capricho Italiano”, “Marcha Eslava”, “Variações sobre um tema de Rococó” e “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A Abertura Solene teve a participação especial da Banda da Polícia Militar do Paraná, que é referência entre as bandas militares nacionais.

“Foi uma experiência única acompanhar a Orquestra Sinfônica do Paraná, com seus grandes músicos, e poder contribuir com a sociedade com um pouco de afeto e calor por meio da campanha Aquece Paraná”, disse o capitão Elizeu da Silva, maestro chefe da banda.

Outra participação de peso foi a do solista violoncelista Rafael Cesário, em “Variações sobre um tema de Rococó”. Cesário, que é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli e EMESP, surpreendeu o público ao encerrar sua presença na apresentação convidando o violinista Ângelo Martins da Silva, spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná e seu amigo de longa data, para acompanhá-lo em um trecho da obra.

A música encheu o ambiente e a solidariedade aqueceu os corações. “Foi um concerto maravilhoso, uma experiência única. A gente sempre vem prestigiar a Orquestra Sinfônica do Paraná, mas a inclusão dos militares foi diferente e emocionante. O maestro foi um show à parte”, disse Ana Monteiro, professora que foi conferir a apresentação acompanhada da filha, a também professora Marcela Monteiro. “A campanha de doação também foi essencial para tornar esse dia ainda mais especial”, finalizou.

Leia Também:  Governador Ratinho Junior integra pacto nacional de proteção às escolas

AQUECE PARANÁ 2023  A campanha está em sua 4ª edição e tem como objetivo arrecadar cobertores, agasalhos e roupas em bom estado de uso para ajudar as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso no Estado. As arrecadações vão até o dia 17 de agosto e contam com a doação prioritariamente de cobertores. A campanha conta com postos de arrecadação distribuídos nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidente do Conselho Estadual de Ação Solidária, destacou a importância da participação de todos na campanha. “Além de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, a campanha Aquece Paraná tem um papel fundamental em conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e da empatia”, afirmou.

“Através da doação de roupas e cobertores em bom estado, vamos mostrar que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Convidamos a todos para participar dessa iniciativa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, frisou.

Para saber mais informações e os endereços dos pontos de coleta, acesse o site aqueceparana.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Após investimento de R$ 222 milhões, consultas aumentam 149% no Hospital Monastier

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  De maneira inédita, Governo propõe aumento de recursos para hospitais do Paraná

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA