NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica lota Guairão e arrecada milhares de doações para a campanha Aquece Paraná

Publicado em

O Teatro Guaíra foi tomado pela sinfonia da solidariedade na manhã deste domingo (18). Cerca de dois mil cobertores e agasalhos foram trocados por ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, que lotou o auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky”, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

A ação foi uma parceria entre a Superintendência Geral de Ação Solidária, do Governo do Estado, que promove a campanha Aquece Paraná 2023, e a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Esse foi um dia muito especial para todos nós, pois representou nossa união para ajudar e aquecer os mais necessitados. Essa ação surgiu de uma ideia da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, e da Luciana Casagrande, nossa secretária estadual da Cultura, que lideraram tudo com muito carinho”, destacou Roberto Tibiriçá, maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, na abertura do evento.

“O resultado dessa incrível iniciativa não poderia ter sido mais gratificante. O sucesso do concerto solidário mostra o poder da música e da união de uma comunidade em prol de uma causa nobre”, afirmou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Para nós do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi uma honra poder fazer parte da campanha Aquece Paraná. Agradecemos a adesão do público, sem isso nada teria sido possível”, acrescentou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente da instituição.

Leia Também:  Aniversário do MON tem concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná e mostra coletiva de 60 artistas

CONCERTO – O programa incluiu as obras “Capricho Italiano”, “Marcha Eslava”, “Variações sobre um tema de Rococó” e “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A Abertura Solene teve a participação especial da Banda da Polícia Militar do Paraná, que é referência entre as bandas militares nacionais.

“Foi uma experiência única acompanhar a Orquestra Sinfônica do Paraná, com seus grandes músicos, e poder contribuir com a sociedade com um pouco de afeto e calor por meio da campanha Aquece Paraná”, disse o capitão Elizeu da Silva, maestro chefe da banda.

Outra participação de peso foi a do solista violoncelista Rafael Cesário, em “Variações sobre um tema de Rococó”. Cesário, que é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli e EMESP, surpreendeu o público ao encerrar sua presença na apresentação convidando o violinista Ângelo Martins da Silva, spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná e seu amigo de longa data, para acompanhá-lo em um trecho da obra.

A música encheu o ambiente e a solidariedade aqueceu os corações. “Foi um concerto maravilhoso, uma experiência única. A gente sempre vem prestigiar a Orquestra Sinfônica do Paraná, mas a inclusão dos militares foi diferente e emocionante. O maestro foi um show à parte”, disse Ana Monteiro, professora que foi conferir a apresentação acompanhada da filha, a também professora Marcela Monteiro. “A campanha de doação também foi essencial para tornar esse dia ainda mais especial”, finalizou.

Leia Também:  Com 55 bailarinos e Ana Botafogo nos bastidores, Guairão recebe "Dom Quixote"

AQUECE PARANÁ 2023  A campanha está em sua 4ª edição e tem como objetivo arrecadar cobertores, agasalhos e roupas em bom estado de uso para ajudar as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso no Estado. As arrecadações vão até o dia 17 de agosto e contam com a doação prioritariamente de cobertores. A campanha conta com postos de arrecadação distribuídos nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidente do Conselho Estadual de Ação Solidária, destacou a importância da participação de todos na campanha. “Além de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, a campanha Aquece Paraná tem um papel fundamental em conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e da empatia”, afirmou.

“Através da doação de roupas e cobertores em bom estado, vamos mostrar que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Convidamos a todos para participar dessa iniciativa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, frisou.

Para saber mais informações e os endereços dos pontos de coleta, acesse o site aqueceparana.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Secretaria do Desenvolvimento Social e Família alerta sobre tentativa de golpe financeiro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ação social promovida Polícia Militar arrecada mais de 16 mil litros de leite para instituições locais em Paranavaí

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA