NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica do Paraná começa temporada 2024 tocando para crianças

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou a temporada de 2024 no “Guaíra para todos”, um programa que leva os corpos artísticos do Teatro Guaíra até escolas, praças e teatros dos municípios. A estreia foi em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de quarta-feira (27), com o concerto para cerca de 300 crianças da rede municipal, com idades entre 4 a 10 anos. Além do concerto didático, a sessão noturna gratuita para o público já tinha lugares esgotados.

A professora Neila Maria Araújo da Silva, da Escola Municipal Marins de Souza Santos, acompanhou 23 alunos ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Eles estavam animados para ver e ouvir uma orquestra pela primeira vez.

“Quando chegou o convite para esta apresentação, trabalhei em sala com eles, mostrando a diferença em entre uma orquestra e seus instrumentos e outros tipos de músicas. Estão na expectativa para ver se é assim mesmo”, conta.

Os instrumentos são apresentados às crianças pelo maestro Alexandre Brasolim, por família: cordas, madeiras, metais e percussão. Após a nomeação e explicação dos detalhes de cada um instrumento, é executada uma música que destaque aquela família, como “Uma pequena serenata noturna”, de Mozart, para apresentar as cordas.

Leia Também:  Com Proesporte, Estado ajuda a formar equipe paranaense de patinação artística no gelo

O concerto para os pequenos encerrou com Harry Potter e Minions Rush, sob muita empolgação e aplausos. “A regência tem algo a mais, parece uma mágica que sai das mãos”, define o maestro Brasolim, que é violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná há 31 anos.

CRESCIMENTO – O contato com públicos diversos, para ele, contribui com o crescimento profissional. “Para as crianças, a fala precisa ser mais leve, próxima dos que elas conhecem, enquanto as músicas da noite são mais densas e executadas por uma composição maior da orquestra”, diferencia o regente.

A regência trouxe também momentos marcantes desde 2022, quando iniciou o “Guaíra para todos”. “Em Cascavel, no fim do concerto um senhor de uns 70 anos veio me dizer que era a primeira na vez na vida que ouviu uma orquestra. Isso mexe com a gente”, relata Brasolim.

ANIVERSÁRIO – Os concertos em Pinhais fizeram parte das comemorações de 32 anos do município, Para o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima os concertos têm grande importância educacional.

Leia Também:  Mônica Salmaso apresenta turnê "Minha Casa" no Teatro Guaíra

“O maestro Alexandre dá como se fosse uma aula para crianças, que muitas vezes não conhecem os instrumentos de uma orquestra sinfônica. Elas ficam maravilhadas com essas descobertas”.

Neste primeiro semestre, haverá apresentações do “Guaíra para todos” em todos os meses em diferentes cidades, ainda a definir.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Dia do Plantio Direto celebra técnica revolucionária para a agricultura sustentável

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Repasses constitucionais aos municípios tiveram crescimento de 10,8% em março

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA