NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica do Paraná começa temporada 2024 tocando para crianças

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou a temporada de 2024 no “Guaíra para todos”, um programa que leva os corpos artísticos do Teatro Guaíra até escolas, praças e teatros dos municípios. A estreia foi em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de quarta-feira (27), com o concerto para cerca de 300 crianças da rede municipal, com idades entre 4 a 10 anos. Além do concerto didático, a sessão noturna gratuita para o público já tinha lugares esgotados.

A professora Neila Maria Araújo da Silva, da Escola Municipal Marins de Souza Santos, acompanhou 23 alunos ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Eles estavam animados para ver e ouvir uma orquestra pela primeira vez.

“Quando chegou o convite para esta apresentação, trabalhei em sala com eles, mostrando a diferença em entre uma orquestra e seus instrumentos e outros tipos de músicas. Estão na expectativa para ver se é assim mesmo”, conta.

Os instrumentos são apresentados às crianças pelo maestro Alexandre Brasolim, por família: cordas, madeiras, metais e percussão. Após a nomeação e explicação dos detalhes de cada um instrumento, é executada uma música que destaque aquela família, como “Uma pequena serenata noturna”, de Mozart, para apresentar as cordas.

Leia Também:  Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

O concerto para os pequenos encerrou com Harry Potter e Minions Rush, sob muita empolgação e aplausos. “A regência tem algo a mais, parece uma mágica que sai das mãos”, define o maestro Brasolim, que é violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná há 31 anos.

CRESCIMENTO – O contato com públicos diversos, para ele, contribui com o crescimento profissional. “Para as crianças, a fala precisa ser mais leve, próxima dos que elas conhecem, enquanto as músicas da noite são mais densas e executadas por uma composição maior da orquestra”, diferencia o regente.

A regência trouxe também momentos marcantes desde 2022, quando iniciou o “Guaíra para todos”. “Em Cascavel, no fim do concerto um senhor de uns 70 anos veio me dizer que era a primeira na vez na vida que ouviu uma orquestra. Isso mexe com a gente”, relata Brasolim.

ANIVERSÁRIO – Os concertos em Pinhais fizeram parte das comemorações de 32 anos do município, Para o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima os concertos têm grande importância educacional.

Leia Também:  Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Cascavel registra baixa nas doações

“O maestro Alexandre dá como se fosse uma aula para crianças, que muitas vezes não conhecem os instrumentos de uma orquestra sinfônica. Elas ficam maravilhadas com essas descobertas”.

Neste primeiro semestre, haverá apresentações do “Guaíra para todos” em todos os meses em diferentes cidades, ainda a definir.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  40º milionário da história do Nota Paraná recebe cheque simbólico em Cambé

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA