O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) abre ao público na próxima quarta-feira (16), às 19h, a exposição “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”, das artistas Lu Berlese e Michelle Serena. A mostra convida o visitante a uma imersão sensorial e poética sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte, por meio de obras que mesclam fotografia, vídeo, performance e instalação. A entrada é gratuita.
Ao explorar o corpo como território simbólico, a exposição propõe uma reflexão sobre tempo, memória e transformação. A partir de diálogo delicado e potente, as artistas constroem uma narrativa visual sobre os movimentos contínuos que atravessam a experiência humana — as pequenas mortes, os renascimentos, a impermanência e a vulnerabilidade como formas de resistência.
A série de Lu Berlese parte da percepção do corpo como paisagem em constante mutação. Suas obras trazem à tona temas ligados à existência feminina, à maternidade e à memória afetiva, com imagens que evocam a dualidade entre tormenta e desejo, fracasso e êxito. Elementos da natureza, como o sal e a água, surgem como símbolos de renascimento e liberdade. “Posso derra(Mar) aqui o meu lamento?” questiona a artista, em uma das instalações da mostra.
Já Michelle Serena propõe uma travessia emocional a partir da fragilidade, com videoartes e performances que abordam a transitoriedade e o efêmero. Trabalhos como “Eu, Ovo”, “Cartografias do Inconstante” e “Um lugar de incertezas” conduzem o público por paisagens subjetivas e memórias incompletas. Ou seja, quem visitar a obra, poderá se deparar com a vida sempre em movimento. “Esses trabalhos celebram e abraçam a fragilidade como força e encontram beleza na constante transformação da existência”, afirma Michelle.
Serviço:
“Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”
Abertura: 16 (quarta-feira), às 19h
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba
Entrada gratuita
Horários de visitação: terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
Fonte: Governo PR