NOVA AURORA

PARANÁ

Operação da PMPR reforça combate ao crime em 116 municípios do Noroeste

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realiza a Operação Diakopí I, voltada ao reforço da segurança pública em toda a área do 3° Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM), que abrange 116 municípios do Noroeste paranaense. O objetivo é combater crimes como roubo de cargas, tráfico internacional de armas e drogas, além de contrabando e descaminho.

Lançada nesta quarta-feira (23), a ação segue nos próximos dias e conta com diversas equipes atuando por meio de patrulhamentos, bloqueios e abordagens táticas nas rodovias e centros urbanos onde há maior incidência dos crimes. 

“A Operação Diakopí I é mais um exemplo do nosso compromisso com a proteção da população e o enfrentamento à criminalidade. Estamos unindo forças de unidades especializadas e do efetivo local para reforçar a presença da Polícia Militar em pontos estratégicos da região Noroeste”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 

Leia Também:  Estado identifica demandas municipais para ações da Operação Rondon Paraná

O lançamento da operação ocorreu em Cianorte, cidade que servirá como base operacional das equipes. Estão empenhadas na operação as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), das unidades subordinadas ao 3º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), além da Rondas Ostensivas com Motocicletas (Rocam) e do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Bpprone). 

Unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMB-FV) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) também participam, reforçando a atuação integrada em toda a área de abrangência, além da Polícia Civil do Paraná (PCPR) por meio da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte.

PRESENÇAS – Também participaram do lançamento o comandante-geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do Comando de Missões Especiais da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o coronel Edson Kamakawa, responsável pelo 3º Comando Regional de Polícia Militar e comandante do 7º BPM; o prefeito de Cianorte, Marco Franzato; a prefeita de Japurá, Adriana Polizer; o prefeito de Jussara, Moacir Luiz Pereira, e demais autoridades civis e militares.

Leia Também:  Recorde de frio: 18 cidades do Paraná registram a temperatura mais baixa do ano

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Plataforma digital faz do Paraná referência em inovação voltada à atenção primária à saúde

Published

on

By

A experiência do Paraná em modernização da gestão da informação, com destaque para a plataforma Saúde Digital, consolida o Estado como referência para outras unidades da Federação que buscam fortalecer o uso de tecnologias inovadoras voltadas à qualificação da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS. Nesta quarta-feira (24), uma equipe do Espírito Santo veio conhecer de perto o programa e avaliar a aplicabilidade do modelo paranaense no contexto capixaba.

No encontro entre as equipes capixaba e paranaense, o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), César Neves, destacou o papel central da transformação digital no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e na qualificação contínua dos serviços prestados à população. “O Paraná tem se destacado nacionalmente ao desenvolver uma plataforma inovadora dedicada exclusivamente à Atenção Primária. A ferramenta conta com indicadores estratégicos que permitem ao gestor público acompanhar, em tempo real, dados essenciais como cobertura vacinal e programas voltados à saúde do idoso”, afirmou Neves.

“A transformação digital é um caminho sem volta para uma saúde pública mais eficiente, transparente e resolutiva. “É uma grande satisfação ver que essa iniciativa está servindo de referência para outros estados. Nosso papel como gestores é fortalecer a rede pública por meio da troca de experiências e da cooperação entre os entes federativos. Esse é um compromisso de todos nós”, completou.

Leia Também:  Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina tem evento de restauro e conservação

APRESENTAÇÕES – Os integrantes da comitiva do Espírito Santo acompanharam apresentações detalhadas sobre as funcionalidades da plataforma, que integra dados dos sistemas estadual e federal em um painel estratégico de acompanhamento da Atenção Primária à Saúde. Também foi abordada a questão da aplicabilidade das linhas de cuidado prioritárias da secretaria estadual da Saúde na plataforma, o módulo de cofinanciamento estadual e outras iniciativas de integração de dados voltadas à qualificação do cuidado em saúde.

Para o subsecretário estadual da Saúde para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde do Espírito Santo (SSAFAS), Erico Sangiorgio, a visita representou uma oportunidade concreta de aprendizado e adaptação de boas práticas. “Queremos entender como o Paraná tem monitorado os indicadores da Atenção Primária e fortalecido a gestão local. Essa troca é vital, pois enfrentamos desafios semelhantes e, ao compartilhar experiências, podemos acelerar melhorias na saúde pública”, afirmou.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o reconhecimento do trabalho realizado no Paraná reforça o compromisso com a inovação e com uma gestão baseada em evidências. “A troca de conhecimentos entre os estados é essencial para qualificar a gestão e implementar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Essa visita reforça o nosso papel como referência em Saúde Digital”, destacou.

Leia Também:  Estado identifica demandas municipais para ações da Operação Rondon Paraná

A programação da comitiva também contemplou momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas, interação entre as equipes técnicas e alinhamento de possibilidades de cooperação futura.

PRESENÇAS – Participaram da agenda a subsecretária estadual de Atenção à Saúde do Epírito Santo, Carolina Marcondes Rezende Sanches; a assessora da SSAFAS, Jordana Cristina Santos da Silva; a chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia da Informação, Luciane Alves Marinho; e a chefe do Núcleo de Atenção Especializada da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Franciely da Costa Guarnier.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA