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Obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina chegam a 90%

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As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, chegaram a 90% da execução, de acordo com a concessionária CCR Aeroportos, que administra o terminal. Ao todo, os investimentos no aumento da capacidade do local e nas reformas de melhoria operacional do aeroporto são de R$ 180 milhões.

As obras vão aumentar em 40% o tamanho do terminal, saindo de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados. A capacidade de atendimento do aeroporto também vai crescer: em 2023, 720 mil passageiros passarem pelo aeroporto, e com as obras a capacidade total do terminal vai chegar a 3,5 milhões de passageiros por ano.

A previsão é que a reforma seja totalmente finalizada em novembro, com a conclusão de todas as obras. Os investimentos vão ampliar em 150 metros a pista de pousos e decolagens e construir uma nova área de escape, além de implementar um novo pátio com capacidade para seis aeronaves.

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Outras melhorias importantes do terminal estão relacionadas à realocação de sistemas de auxílio à navegação aérea, o PAPI, e construção da infraestrutura necessária para que os órgãos competentes instalem o ILS. Os sistemas melhoram a operação do aeroporto, com incremento da sinalização da pista e permitindo que ele funcione mesmo com condições meteorológicas adversas, como dias chuvosos

SALA DE EMBARQUE – Mesmo com parte das obras ainda em andamento, algumas intervenções já estão sendo usadas pelos passageiros do Aeroporto de Londrina. É o caso da nova sala de embarque do terminal.

Desde setembro, os passageiros já podem usar o espaço, que foi construído do zero, e conta com novas opções comerciais e uma sala VIP. De acordo com a CCR Aeroportos, a obra dobrou as opções comerciais da sala.

INFRAESTRUTURA – Os investimentos são fruto de um programa de modernização do modal aeroviário do Paraná. Em 2021, o aeroporto de Londrina fez parte de um pacote de concessões à iniciativa privada, composto também pelos aeroportos internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e pelo Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com previsão total de investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão por 30 anos.

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Os investimentos integram um plano global de melhoria da logística do Estado, que inclui também cerca de R$ 50 bilhões em mais de 3,3 mil quilômetros de concessões rodoviárias, entre outras obras estaduais, como a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, e a Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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