Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ganhou nesta terça-feira (15) o primeiro ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, no Parque Ambiental (Centro). O projeto, chamado de Recicla Ponta Grossa, se utiliza de contêineres inteligentes e instalados nesta terça-feira (15) no Parque Ambiental (Centro). A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o projeto Recicla Paraná, que visa, entre outros objetivos, a promoção da cadeia ética de reciclagem, a transformação de hábitos e o incentivo à geração de renda.
A iniciativa faz parte da contrapartida social aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, e funciona em parceria com a So+Ma Negócios Inclusivos e Heineken Brasil.
Ponta Grossa é o primeiro município a receber o ponto de coleta, já com o novo sistema do projeto que visa promover a inclusão social e ambiental por meio de um programa de vantagens. Ou seja, os resíduos recicláveis viram pontos no aplicativo Recicla PG, que podem ser trocados por produtos e benefícios em estabelecimentos cadastrados. O App já está disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos como a Google Play Store e a App Store. Outros dois pontos de coleta ainda serão instalados no município nos próximos meses, além do projeto de capacitação de catadoras, o Empreendedoras da Reciclagem.
Os contêineres são gerenciados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva) em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. A estrutura conta com sistema inteligente que identifica os usuários e registra os resíduos entregues por meio do aplicativo.
Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto explica que os ecopontos vão impactar positivamente na melhoria da coleta seletiva e no trabalho dos catadores e recicladores, promovendo a capacitação para mais de 100 pessoas da região. O projeto, segundo ele, será estendido para mais municípios do Paraná ainda em 2025.
“O que estamos fazendo é fomentar essa cadeia, dar condições para que esses coletores de reciclagem possam realizar seu trabalho com todas as condições possíveis, chamando a população a participar da reciclagem”, afirma Andreguetto.
De acordo com dados da Sedest, o Paraná conta com aproximadamente 443 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, a maior parte mulheres.
APLICATIVO – A So+Ma é uma das executoras da iniciativa e visa, com a tecnologia desenvolvida para o App, a ampliação da taxa de reciclagem e maior engajamento da população, com dados transparentes e indicadores de impacto socioambiental.
“Em um primeiro momento as pessoas querem os benefícios, mas, com o tempo, isso vai se transformando. O fato é que o aplicativo passa a materializar todo o impacto ambiental, toda economia gerada, e para onde está indo esse material. A partir disso, as pessoas passam a entender que são atores empoderados para fazer a transformação” destaca a CEO da So+Ma, Cláudia Pires.
Com participação em atividades que incentivem o consumo e descarte corretos, a Heineken Brasil é parceira e patrocinadora do Recicla PG. “Nada mais adequado do que lançar uma iniciativa que possa trazer uma solução para o consumidor, para cidade e para os catadores de materiais recicláveis. A nossa responsabilidade como companhia é continuar fazendo o bem para a população por meio dos nossos produtos e projetos”, ressalta a diretora de Sustentabilidade da empresa, Lígia Camargo.
Fonte: Governo PR