NOVA AURORA

PARANÁ

Novos integrantes, balanço e planos para 2025 são pautas de 3 CBHs na próxima semana

Publicado em

Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) – Norte Pioneiro, Afluentes do Médio Iguaçu e Baixo Ivaí e Paraná 1 – vão se reunir na próxima semana, entre terça (19) e quinta-feira (21), para discutir temas relacionados à gestão da água no Paraná. Os encontros serão virtuais, com transmissão pelo YouTube.

As ações estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.

Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e o Decreto Estadual nº 9.130/2010.

NORTE PIONEIRO – O CBH Norte Pioneiro encerra as atividades de 2024 na terça-feira (19) com a 26ª Reunião Ordinária. Na pauta estão previstos a avaliação das ações desenvolvidas pelo comitê em 2024, o planejamento para 2025 e a apresentação de informes sobre a revisão do Plano de Bacia. O encontro será às 9h30 e é possível acompanhar as discussões por este link.

Leia Também:  Saúde reforça importância da vacinação e acompanhamento da saúde da criança

O Comitê do Norte Pioneiro tem como área de atuação a totalidade das bacias hidrográficas dos Rios Cinzas, Paranapanema 1 e 2 e o território paranaense da Bacia do Itararé, sendo composto por 41 municípios

AFLUENTES DO MÉDIO IGUAÇU – Também na terça (19), o CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu organiza chamada de setoriais transmitida por este link para preencher vagas remanescentes no órgão colegiado. A partir das 14h serão convocadas instituições ligadas ao Poder Público, sendo duas vagas para representantes municipais e uma para representante estadual. Em seguida, às 15h, será feita a convocação setorial para usuários da água, contando com duas vagas para o setor de agropecuária e irrigação (incluindo piscicultura), duas para captação industrial e diluição de efluentes industriais, e uma para o setor de lazer.

O CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu abrange 20 municípios do Sul do Paraná: Bituruna, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, General Carneiro, Honório Serpa, Inácio Martins, Irati, Mallet, Mangueirinha, Palmas, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Leia Também:  Governador libera R$ 13,8 milhões para inovação e acessibilidade nos municípios

BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1 – O último encontro da semana será a 14ª Reunião Ordinária do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1, que ocorre na quinta-feira (21). Os destaques da pauta incluem a recomposição da mesa diretora, a discussão e aprovação do relatório de atividades de 2024 e do plano de trabalho para 2025, e a aprovação de um novo regimento interno. As discussões podem ser acompanhadas AQUI.

O Comitê do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governador libera R$ 13,8 milhões para inovação e acessibilidade nos municípios

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Sanepar intensifica aplicação de produtos para tratar água do Rio Tibagi

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA