PARANÁ
Novo milionário do Nota Paraná é de Curitiba; morador de Maringá ganha R$ 100 mil
Publicado em
7 de março de 2024por
Itajuba TadeuUm morador de Curitiba foi contemplado nesta quinta-feira (7) com o prêmio principal de R$ 1 milhão do Nota Paraná, programa de conscientização fiscal vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda. O consumidor, que reside no bairro Cristo Rei, participou do sorteio com 23 bilhetes gerados a partir de 42 notas fiscais. O bilhete sorteado foi identificado pelo número 27247123.
O prêmio de R$ 100 mil saiu para um morador de Maringá, na região Noroeste, do conjunto habitacional Requião. O bilhete vencedor foi identificado com o número 25893256, e era um dos 26 bilhetes eletrônicos originados de 43 notas fiscais distintas com os quais o contribuinte concorria aos prêmios nesta edição.
O terceiro prêmio, de R$ 50 mil, foi concedido a um contribuinte de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. O bilhete premiado, de número 22676731, estava entre os 95 gerados a partir das 14 notas fiscais com o CPF do participante.
Além dos maiores valores, o sorteio do Nota Paraná premiou outros dez consumidores com R$ 10 mil, e 15 mil pessoas receberam R$ 50. Os prêmios são liberados eletronicamente ao longo do dia. Os consumidores podem verificar, a partir do fim da tarde, se possuem bilhetes premiados no site ou no aplicativo do Nota Paraná (disponível para Android e iOS), ao acessar o cadastro com CPF e senha. Vale lembrar que não são enviadas mensagens via WhatsApp ou por outros aplicativos.
ENTIDADES SOCIAIS – O Nota Paraná também premia instituições sociais, beneficiando 1.761 organizações da sociedade civil que atuam em áreas como assistência social, saúde, defesa e proteção animal, esportes e cultura. As instituições recebem créditos originados das notas fiscais doadas pelos consumidores e têm a chance de participar de sorteios mensais. Mensalmente, essas organizações concorrem a 40 prêmios no valor de R$ 5 mil cada.
PARANÁ PAY – O Paraná Pay também promoveu sorteio aos credenciados no programa. Foram distribuídos 8 mil prêmios de R$ 100. Para concorrer é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e concordar com os termos de uso dos créditos e prêmios do Paraná Pay, o que pode ser feito pelo perfil do usuário no site ou no aplicativo.
COMO PARTICIPAR – Para participar do Programa Nota Paraná é simples: ao realizar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados precisam pedir para inserir seu CPF na nota fiscal. Isso permite acumular créditos de ICMS, que podem ser transferidos para a conta bancária. Além disso, cada nota fiscal com CPF registrado gera bilhetes para concorrer nos sorteios mensais.
Para se cadastrar, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Colégio de Ibaiti une inovação, moeda digital e sustentabilidade em projeto de reciclagem
Published
20 minutos agoon
10 de abril de 2025By

O Colégio Estadual Aldo Dallago, em Ibaiti, no Norte Pioneiro, encontrou uma maneira de aliar a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao estímulo à inovação, além de envolver toda a comunidade escolar: o projeto “Movimento CEAD Recicla”.
O projeto foi uma ideia da professora Erika Gelinski e tinha como proposta que os alunos se organizassem para encontrar uma solução para o descarte inadequado de resíduos no ambiente escolar e em suas imediações, especialmente tampas e garrafas plásticas.
“Os alunos se encarregaram da divulgação de uma campanha sobre a arrecadação de garrafas PET, realizaram pesquisa sobre reciclagem e fizeram a conscientização da comunidade escolar”, conta.
Nessa primeira etapa do projeto, as tampas e garrafas arrecadadas eram destinadas a uma ONG de Curitiba. Como forma de incentivo, a turma que mais arrecadasse seria premiada com uma pizza ao fim do semestre.
Entretanto, ainda em 2024, a ONG deixou de coletar material reciclável. Isso fez com que o próprio colégio assumisse a atividade, que ficou a cargo do Clube de Ciências, implementado em agosto do mesmo ano. Os alunos do clube, então, idealizaram uma forma de otimizar o processo de coleta. Sob a supervisão do professor de Robótica, Matheus Vigilato de Morais, eles projetaram e construíram uma máquina para a contagem automática das garrafas.
Utilizando uma placa Arduino e componentes desenvolvidos pelos próprios alunos, a máquina registra a coleta em um banco de dados e exibe, em um monitor fixado na parte frontal, a quantidade arrecadada por turma. “O processo é muito simples e foi desenvolvido para criar uma interação com a máquina o mais fácil, divertida, dinâmica e gamificada possível”, explica Matheus.
No mesmo ano, o dispositivo foi apresentado na feira de inovação do Norte Pioneiro do Estado – a GeniusCom, que acontece anualmente na cidade de Jacarezinho – conquistando o 2º lugar na categoria NP Maker Senior.
“A proposta dos Clubes de Ciência é justamente aproximar os alunos da produção científica, estimulando a busca por soluções inovadoras com o desenvolvimento de tecnologias que impactem o seu cotidiano”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. “São 200 clubes no Paraná, que beneficiam 6 mil estudantes”.
Com a arrecadação, surgiu a necessidade de se dar uma destinação ao material coletado. Assim, os alunos também desenvolveram um processo para a transformação das garrafas PET em filamentos para uso em impressoras 3D.
“Com isso transformamos vários quilos de plástico que poderiam ser descartados de forma incorreta em novos produtos”, avalia Matheus. Utilizando a impressora 3D, cedida por ele à escola, são criados objetos para uso dos próprios alunos, como porta-mochilas e componentes para as aulas de robótica, por exemplo.
“O projeto impacta positivamente o ambiente escolar, porque demonstra na prática as ações realizadas, além de instigar a participação dos demais alunos no desenvolvimento de novos projetos”, destaca o diretor Flávio Batista dos Santos.
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MOEDA PEDAGÓGICA – Para continuar estimulando a arrecadação do material reciclável, a equipe do Aldo Dallago apostou em outro incentivo: ao invés da pizza semestral, as turmas passaram a receber pelas garrafas coletadas uma moeda pedagógica digital, fruto de outro projeto da escola, o CEAD$. Mensalmente, para a turma que mais arrecada garrafas, são distribuídas cinco moedas para cada aluno.
O projeto CEAD$ foi inicialmente desenvolvido como uma estratégia para estimular os alunos a terem uma participação ativa nas aulas, melhorar a frequência e conscientizar sobre o ambiente escolar.
A ideia foi concebida pelas professoras Erika e Selma Ramalho, com ajuda do professor Matheus, e consiste na distribuição semanal das moedas pedagógicas aos alunos como forma de premiação, considerando frequência, desempenho nos recursos educacionais digitais e rendimento diário.
Elas podem ser utilizadas para a aquisição de itens, como material escolar, uniformes, brinquedos e alimentos, que estão disponíveis na loja virtual da escola, onde os alunos também verificam seu saldo e compras anteriores.
“É um meio de incentivar os alunos a estudar mais, a se comportar nas aulas, a não faltar. Hoje em dia eu estou mais focado nos estudos”, diz o aluno Ryan Carlos dos Santos Reis, que está no 9º ano do Ensino Fundamental e tem feito bom uso das moedas arrecadadas. “Há pouco tempo eu comprei uma camiseta do uniforme”. Os itens comprados são entregues às quintas-feiras nas salas de aula.
“A equipe gestora abraçou a causa, auxiliando na implementação, promovendo a loja entre os responsáveis e contribuindo com doações para torná-la ainda mais atrativa”, conta Erika. A iniciativa também recebe apoio da comunidade escolar na arrecadação de brindes.
Segundo ela, o projeto comprova que a colaboração e o trabalho em equipe podem transformar o ambiente educacional, tornando a experiência escolar mais envolvente e significativa para todos.
Fonte: Governo PR

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