NOVA AURORA

PARANÁ

Novas experiências: quase metade dos intercambistas do Ganhando o Mundo está de volta

Publicado em

Nesta semana, a rede estadual de ensino marcou presença no saguão de desembarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os alunos de escolas estaduais que participaram do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo 2024, do Governo do Estado, retornam aos poucos dos países onde estiveram nos últimos seis meses.

Na noite desta quinta-feira (27), retornaram 227 estudantes, dos 400 enviados ao Canadá. Eles foram recepcionados por seus familiares com festa e agora, de volta para casa, além de matar as saudades, poderão compartilhar e pôr em prática as experiências vivenciadas durante o tempo de estudos fora do Brasil. Ao todo, mil alunos foram selecionados na edição 2024 do programa. Além dos 400 que estiveram no Canadá, 250 foram enviados à Austrália, 250 à Nova Zelândia e 50 à Inglaterra. Quase metade já concluiu a jornada internacional de aprendizagem e está volta ao país.

Na terça e na quarta-feira (25 e 26), chegaram no mesmo terminal aéreo 54 alunos que estavam na Austrália e, na semana anterior, retornaram os 50 que concluíram o intercâmbio na Inglaterra.

Enquanto alguns voltam, outros embarcam. Em agosto, mais 50 intercambistas da edição embarcam rumo aos Estados Unidos e têm o retorno previsto para o início de 2025.

Maria Augusta Favaro, de 15 anos, é aluna do Colégio Estadual Campina da Lagoa, em Campo Mourão. Desde que foi convocada, no fim de 2023, para participar do Ganhando o Mundo, a jovem tem se preparado para a viagem, agendada para o início do mês de agosto. O destino é a cidade de Vancouver, situada no estado americano de Washington.

Leia Também:  Investimento de R$ 129 milhões: pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul entra na reta final

A ansiedade inicial, segundo a jovem, agora dá lugar à curiosidade. “Passada a fase de retirar a documentação, quando fiquei bastante eufórica, agora penso em como será minha rotina por lá. Já tenho contato com a família anfitriã, o que tem me ajudado a ficar mais segura”, diz. Esta será sua primeira viagem internacional e também a primeira vez dentro de um avião. “É tudo novidade”, diz a estudante.

FESTA NA VOLTA PARA CASA – Enquanto Maria prepara o coração para viajar aos Estados Unidos, Helisa de Freitas, de 16 anos, está matando as saudades da família e dos amigos em Marumbi, Norte do Estado. Ela é uma das alunas que voltou, nesta quinta-feira, do Canadá. Com muitas histórias para contar, a estudante recorda com carinho dos últimos meses na cidade canadense de Sussex, estado de New Brunswick.

“Minha host family tinha filhos crescidos, já fora de casa. Por isso, fui tratada como filha única do casal que me recebeu. Recebi tantos mimos que me senti uma princesa”, brinca. A jovem estudou durante seis meses na Sussex Regional High School, onde aperfeiçoou a língua inglesa e colecionou amizades.

“Quando fui, meu inglês era quase zero. Agora tenho compreensão total da língua e do vocabulário. O que também me ajuda a manter a fluência é o contato com os intercambistas de outros países, que conheci por lá. Além de amigos, eles se tornaram importantes para que eu continue praticando o inglês e melhorando constantemente”, afirma.

GANHANDO O MUNDO 2025 – Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa desde o seu lançamento, em 2019, e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 500 já estão preenchidas.

Leia Também:  Abertura de novas empresas no Paraná cresce 32,55% no 1º trimestre de 2025

AGRÍCOLA – Nesta semana a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Os alunos listados estão aptos a preencher as 100 vagas do programa de intercâmbio que, em 2025, levará os selecionados ao estado de Iowa, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de participar de um intercâmbio, tambpem com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado.

O PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia, na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda neste ano, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Sanepar recebe prêmio por projeto de educação socioambiental

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Unidades do IAT no Paraná também recebem donativos para ajudar o Rio Grande do Sul

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA