NOVA AURORA

PARANÁ

Nova exposição apresenta o legado de Alfredo Andersen no ensino de arte no Paraná

Publicado em

O Museu Casa Alfredo Andersen abre neste sábado (16), às 10h30, a exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen”. A proposta é uma imersão na essência artística que moldou e influenciou gerações de artistas, nos gêneros da pintura e nas obras de alunos que tiveram contato direto com Alfredo Andersen (1860-1935) e seus discípulos, destacando sua contribuição didática para a cena artística de Curitiba, desde o início do século XX.

Natural da Noruega, Andersen fixou-se inicialmente em Paranaguá, no Litoral do Estado, ganhando a vida com a produção de telas e desenhos. Por volta de 1902, chega a Curitiba, onde ministra aulas de desenho e pintura, atividade didática que lhe designa o título de “pai da pintura paranaense”. O próprio museu, local original da casa e ateliê de Andersen, testemunhou o papel do artista como educador, que também lecionou em diversas instituições da cidade, como a Escola de Belas Artes e Industriais.

Quem organiza a mostra é Rosemeire Odahara Graça, professora da Faculdade de Artes do Paraná, da Unespar. Em sua curadoria, ela direciona e vincula a pesquisa dos artistas que estiveram sob a tutela de Andersen a gêneros temáticos mais recorrentes na pintura ocidental, promovendo um caráter didático na exposição.

“O objetivo foi unir dois elementos essenciais ligados a Alfredo Andersen: os artistas que foram seus alunos e a prática do ensino das artes visuais que Andersen desenvolveu paralelamente à sua carreira como pintor”, diz a curadora. A mostra aprofunda a experiência dos visitantes, rastreando os gêneros de cada obra, divididas em retratos, cenas de gênero, cena mitológica, cena histórica, pinturas de paisagem e natureza-morta.

Leia Também:  Jogos do Idoso trarão ao Paraná atleta de 68 anos, alpinista e nadador de águas abertas

Em cenas de gênero, são nomes de destaque Thorstein Andersen, o filho mais velho do pintor, e José Daros, que retrata sua própria família em seu ateliê, não apenas representando uma cena de gênero, mas também enfatizando a importância do autorretrato como uma maneira de eternizar momentos e identidades. Outros discípulos abordados são Rodolpho Doubek, Raimundo Lewin Jaskulski, Maria Amélia D’Assumpção, e Waldemar Curt Freÿesleben.

A exposição também enfatiza a prática dos retratos, demonstrando como Andersen e seus alunos exploraram este gênero. Theodoro de Bona, conhecido por sua habilidade como retratista, imortalizou personalidades da sociedade paranaense, enquanto Waldemar Curt Freÿesleben capturava a essência de seus retratados, indo além dos traços físicos.

Luis Gustavo Vardanega Vidal Pinto, diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, comemora o resultado da exposição. “A abordagem didática da mostra não apenas celebra o legado passado, mas também oferece uma oportunidade valiosa de catalogação para a arte paranaense. Destacamos em especial obras recebidas de doações de particulares, lembrando que nosso Museu recebe obras tanto do mestre Andersen quanto de seus discípulos, perpetuando o nome de seus doadores”, afirmou.

Leia Também:  Censo 2022: Paraná tem seis municípios entre os 100 que mais cresceram desde 2010

LANÇAMENTO – A abertura da exposição acompanha o lançamento do livro “75 BELAS – Escola de Música e Belas Artes do Paraná: 75 anos de arte paranaense”, de Fabrício Vaz Nunes, Juliane Fuganti e Maria José Justino, publicado com o objetivo de democratizar o conhecimento, servindo de referência para as futuras gerações entusiastas do ensino e da história da arte no Paraná.

A publicação retrata parte do acervo de obras de arte doadas à Embap ao longo de sete décadas e meia de existência da instituição, resultado da contribuição artística espontânea de  docentes e estudantes que passaram pelo atual câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Serviço:

“Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen”

Abertura: sábado (16), às 10h30

Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba – Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Censo 2022: Paraná tem seis municípios entre os 100 que mais cresceram desde 2010

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu vai interditar avenida a partir de quarta

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA