NOVA AURORA

PARANÁ

Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores

Publicado em

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inaugurou nesta quinta-feira (3) a nova Estufa Climatizada do Centro Regional de Pesquisa em Olericultura, Plantas Medicinais e Sementes (CROPS), do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. A estrutura, ligada ao curso de Agronomia, permite cultivo de plantas com controle de temperatura e será usada nas práticas de ensino e também nos projetos de pesquisa e extensão.

A estufa foi construída com recursos oriundos da parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“O ganho acadêmico será notável e é importante, mas, além disso, é um projeto que atende os pequenos produtores e a população. Os agricultores da região têm a Universidade como referência porque entendem que o conhecimento produzido aqui compartilhado com eles traz solução para seus problemas e lucro”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destacou o ganho de qualidade e o potencial para a agricultura regional. “É uma estrutura que nos trará um enorme ganho acadêmico e também produzirá forte impacto no agronegócio regional, em especial nas pequenas propriedades”, declarou. “Este é o objetivo da Universidade, gerar desenvolvimento e mudar a vida das pessoas na região em que atuamos”, completou.

Leia Também:  Oficinas aprimoram atuação de profissionais das vigilâncias sanitárias em todo o Estado

“Mais do que os investimentos em si, os professores estão motivados porque sabem que os projetos elaborados contarão com o apoio do Governo do Estado”, disse o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho Moreira.

PRESENÇAS – Também participaram da inauguração participaram da inauguração o prefeito de Itambaracá, Amarildo Tostes, o vice-diretor, Ademir Zacarias Junior, pró-reitores, diretores de centro, docentes, alunos, agentes universitários, vereadores e outras autoridades da região e comunidade universitária.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Banda da Polícia Militar fará apresentações gratuitas em pontos turísticos de Curitiba

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Investimento no Hemonúcleo de Ponta Grossa dobra média diária de doações de sangue na região

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA